Por Marcos Antonio Santos
Banco de Sangue de Toledo alerta para queda nas doações em dezembro e janeiro e faz apelo especial por doadores de O negativo
O tempo de doar sangue é sempre. No entanto, nesta época do ano, muitas pessoas acabam mais preocupadas com presentes e compromissos das festas do que com um gesto simples que pode salvar vidas. Dados de hemocentros de todo o Brasil mostram que os meses de férias de verão, especialmente dezembro e janeiro, registram os menores índices de doação de sangue do ano.
A redução acontece, principalmente, por causa dos feriados prolongados, viagens e do recesso de empresas e instituições. Em contrapartida, a demanda por sangue tende a aumentar neste período, já que o movimento intenso nas estradas eleva o risco de acidentes, além do agravamento de doenças crônicas que podem exigir transfusões.
Em Toledo, a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), Vania Frigotto, explica como ficará o funcionamento do Banco de Sangue neste fim de ano.
“Nestas últimas semanas de dezembro, teremos coleta nos dias 22, 23, 29 e 30, em horário normal de atendimento, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30”, informou.
Ela destaca que, nos dias em que não haverá coleta em Toledo, a parceria com o Hemocentro de Cascavel garante o atendimento.
“O Hemocentro de Cascavel fará coletas todos os dias, exceto nos feriados do dia 25 e do dia 1º. Com isso, conseguimos organizar melhor a nossa equipe local, sem prejudicar o atendimento à população”, explicou.
Vania também tranquiliza quanto ao atendimento hospitalar.
“O nosso laboratório de distribuição, que atende todos os hospitais da 20ª Regional de Saúde, continuará funcionando normalmente. Todas as transfusões solicitadas serão atendidas”, afirmou.
Apesar da organização, o alerta é para os estoques, especialmente de sangue O negativo, que estão em baixa.
“Essa variação pode acontecer de um dia para o outro. Hoje, por exemplo, temos três pacientes internados no Hospital Bom Jesus que são O negativo e precisam exclusivamente desse tipo de sangue”, destacou.
Diante disso, a chefe da unidade faz um apelo direto à população.
“Não deixem de doar. Quem é O negativo pode entrar em contato que fazemos um encaixe especial, justamente para atender esses pacientes que dependem dessa tipagem específica”, reforçou.

8.000 – Vania também aproveitou para agradecer a solidariedade dos doadores ao longo do ano.
“Tivemos aproximadamente oito mil candidatos à doação em 2025, um recorde para a nossa unidade. Isso mostra a solidariedade da população, mas precisamos lembrar que o sangue tem validade curta e os estoques precisam ser mantidos constantemente”, ressaltou.
Ela reforça que o período de férias exige ainda mais atenção.
“No fim de ano acontecem mais acidentes de trânsito e pacientes com doenças crônicas podem descompensar, aumentando a necessidade de transfusões. Por isso, contamos com a colaboração da população de Toledo e região para continuarmos salvando vidas”, disse.
Por fim, Vania deixou uma mensagem de fim de ano.
“Desejamos um Feliz Natal, boas festas, e que em 2026 as pessoas possam doar sangue. É um gesto fraterno, solidário, que salva muitas vidas”, concluiu.
Serviço
Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Toledo – 20ª Regional de Saúde
Rua Eugênio Gustavo Keller, 1612 – Jardim Coopagro (esquina com a Rua Anne Russ)
Atendimento ao doador: mediante agendamento
Telefone: (45) 3379-1993
WhatsApp: (45) 98821-3171





