A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, segue se destacando no cenário científico estadual. O mestrando em Economia e egresso do curso de Ciências Econômicas, Túlio César Costa Soares, conquistou o segundo lugar na categoria Economia Pura e Aplicada no 35º Prêmio Paraná de Economia, com pesquisa que analisou o impacto do Programa Bolsa Família na distribuição de renda entre 2012 e 2019. O estudo foi desenvolvido sob orientação do professor Dr. Flávio Braga de Almeida Gabriel.
Intitulado “O impacto do Programa Bolsa Família na distribuição de renda entre 2012 e 2019”, o trabalho investigou como cada tipo de renda (salários, aposentadorias e programas sociais) influenciou a desigualdade no Brasil entre 2012 e 2019, com foco na atuação do Bolsa Família. O estudo demonstrou que, mesmo representando uma parcela pequena da renda total do país, o programa tem um impacto gigante na redução da desigualdade.
Para o estudante isso acontece pelo programa ser bem focado. “O dinheiro vai diretamente para a base da pirâmide (famílias em situação de pobreza e extrema pobreza), o que estatisticamente puxa o índice de desigualdade para baixo de forma significativa. Porém, ao analisar especificamente o período entre 2015 e 2019, notamos que o potencial distributivo do programa foi afetado. Houve redução no número de beneficiados e no valor real pago às famílias, o que limitou a capacidade do programa de combater a desigualdade naquele momento específico”, menciona Túlio.
Segundo o mestrando, o reconhecimento no prêmio representa o fortalecimento da ciência produzida nas universidades públicas. “A pesquisa econômica exige muito rigor técnico e análise de dados, então ter esse reconhecimento é a prova de que todo o trabalho valeu a pena. Também é um reconhecimento à qualidade do ensino da Unioeste e à parceria fundamental de professores e colegas de pesquisa”, destaca.
O Prêmio Paraná de Economia, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), é uma das mais importantes premiações acadêmicas da área no estado, reunindo pesquisas desenvolvidas por estudantes e profissionais de diversas instituições de ensino superior.
Sob orientação do professor Dr. Flávio Braga de Almeida Gabriel, o trabalho é resultado do fortalecimento das atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE) da Unioeste, que tem incentivado a produção científica voltada para temas estratégicos para o desenvolvimento regional e nacional.
“O desempenho do Túlio é reflexo de sua dedicação e excelência acadêmica. O estudante se destacou na graduação, com a monografia premiada em uma das categorias mais concorridas do Prêmio Paraná de Economia. Hoje, mestrando, reafirma o potencial da formação oferecida pela instituição”.
Para o docente, o reconhecimento reforça a qualidade dos processos de orientação e inspira outros estudantes a buscarem pesquisas de alto nível. “A conquista também evidencia o papel do Colegiado de Economia na formação de profissionais comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.
Unioeste conquista outras colocações e se consolida como destaque na premiação
Além do segundo lugar conquistado por Túlio César Costa Soares, a Unioeste também obteve outras colocações de destaque no 35º Prêmio Paraná de Economia, consolidando-se como a Instituição de Ensino mais premiada desta edição. Na modalidade economia paranaense, a Unioeste conquistou quatro premiações e na modalidade economia pura e aplicada mais três prêmios.
Sendo destaque trabalhos sobre evolução da dívida pública federal; a reintegração da população negra como mão de obra assalariada rural; gastos em saúde pública e desenvolvimento socioeconômico entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste





