Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiência pública debate a inclusão da Meia Maratona e da Prova 24 Horas no Calendário Oficial de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Câmara de Vereadores

Em audiência pública, a Câmara de Toledo recebeu a comunidade para analisar a inclusão de três datas especiais no Calendário de Eventos: A Meia Maratona de Toledo, a Prova 24 Horas Dr. Torao Takada e o Dia Municipal do Protetor Animal. O evento ocorreu no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na segunda-feira (1).

Os textos estão tramitação no Legislativo. A Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC) organizou a audiência pública para ouvir as partes envolvidas. O órgão é composto por Professora Marli (MDB), presidente; Sergio Japonês (PL), vice-presidente; Valdir Gomes (União Brasil), secretário; Professor Oseias (PP) e Pedro Varela (PP).

Meia Maratona de Toledo (Projeto de Lei n° 193/2025 – Professor Oseias)

Idealizada em 2001 pelo médico Torao Takada e pelos membros do Rotary Club de Toledo, a Meia Maratona completou 24 anos na sua edição de 2025. O projeto do vereador Professor Oseias busca incluir o evento no Calendário do Município, no terceiro domingo do mês de outubro.

 Segundo o texto, “a Meia Maratona de Toledo oferece diversas modalidades: a Meia Maratona de 21 km, o Revezamento de 10,5 km, a Corrida Rústica de 6 km, a Caminhada da Saúde de 3 km, voltada para idosos, e a Maratoninha, com distâncias variadas de 200 m a 2,4 km, destinada às crianças”.

Durante a audiência, Alexandre Leite representou o Rotary Club de Toledo e ressaltou a importância do evento para a cidade. “É a prova mais longínqua que nós temos na região. Com essa inclusão no Calendário, irá diminuir bastante o nosso trabalho. É também um reconhecimento da prova e do Rotary Club na cidade”, disse. Além disso, adiantou que a prova de 2026 será um momento especial. “No ano que vem, vamos fazer a 25ª. Vai ser uma prova especial de aniversário, uma comemoração excelente”, concluiu. Leia o PL na íntegra.

Dia Municipal do Protetor Animal (Projeto de Lei n° 194/2025 – Chumbinho Silva)

O Dia do Protetor Animal será celebrado anualmente no dia 10 de agosto, caso o projeto do vereador Chumbinho Silva (PP) seja aprovado e sancionado. Pela proposta, “considera-se protetor de animais a pessoa física ou entidade sem fins lucrativos que, de forma gratuita e contínua por período igual ou superior a dois anos, desenvolva atividades de proteção, cuidado, conscientização ou resgate de animais em situação de vulnerabilidade”.

A proposição tem como objetivos: reconhecer e valorizar o trabalho dos protetores e cuidadores de animais que atuam de forma voluntária na causa animal; promover a conscientização da população sobre a importância da proteção e do bem-estar dos animais; estimular ações públicas e comunitárias voltadas à defesa dos animais; e integrar o poder público, as organizações não governamentais, os protetores e a sociedade civil para fortalecer a rede de proteção animal.

Sandro Luis Scherer, responsável pela Ouvidoria-Geral do Município, relatou que os protocolos relacionados à causa animal registraram aumento entre 2022 e 2025. “É importante que o Legislativo olhe para o bem-estar animal. Na Ouvidoria, em 2022, eram 70 protocolos/mês. Em 2025, são 80 protocolos. É uma demanda que aumento. Uma demanda a mais é o ataque de animais a pessoas”. Com a iniciativa, Chumbinho Silva espera que “a instituição do Dia do Protetor Animal contribua para o fortalecimento das ações voltadas à causa animal, incentive o voluntariado e a responsabilidade social, e promova uma cultura de respeito à vida em todas as suas formas”. Leia o PL na íntegra

Prova 24 Horas Dr. Torao Takada (Projeto de Lei n° 205/2025)

Iniciativa da vereadora Professora Marli (MDB), a inclusão da Prova 24 Horas Dr. Torao Takada no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo pretende “reconhecer oficialmente sua importância para a comunidade e possibilitando que o evento receba apoio institucional e divulgação compatíveis com sua dimensão”. Um dos eventos esportivos de maior destaque em Toledo nos últimos anos, a primeira edição da prova foi realizada em 2013.

Atualmente, a prova – com 24 horas de duração – possui modalidades solo e por equipes. O evento atrai esportistas locais, nacionais e estrangeiros. O PL n° 205/2025 pretende incluir a Prova 24 Horas Dr. Torao Takada no Calendário Oficial, a ser realizada preferencialmente no mês de abril.

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1970, Torao Takada revelou que é o profissional da área com o registro de classe mais antigo em Toledo. Na tribuna, defendeu a atividade física como forma de alcançar uma vida mais longeva e saudável. “Como médico, o que eu sempre digo é: atividade física, com uma boa alimentação, é a melhor maneira de você ter uma boa qualidade de vida. Surgiram os melhores medicamentos, a Medicina evoluiu, o mundo evoluiu, mas ainda, a boa alimentação e a atividade física são a melhor maneira de você ter uma boa qualidade de vida. Estive no Japão em 2005. Antes de começar o trabalho de manhã, todo mundo é obrigado a fazer 15 minutos de exercícios. Chama taiso. Qual é a diferença disso? A expectativa de vida do Japão gira em torno de 86 anos. No Brasil, estamos batendo palmas por estar chegando aos 76 anos”, apontou.

Além dos benefícios para a saúde, a justificativa do projeto indica “efeitos positivos para a economia local, especialmente hotéis, restaurantes, comércio e serviços, fortalecendo a economia e projetando positivamente a imagem da cidade”. Leia o PL na íntegra.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real