O Coral Encanto de Viver – Vidas Transformadas pelo Câncer e pelo Canto, de Toledo, comemora conquistas históricas, como a inauguração de sua sede própria e a retomada dos Bazares Solidários Semanais. A inauguração ocorreu no dia 29 de outubro, na Rua 1º de Maio, 370, na Vila Operária, com a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice-prefeito Lucio de Marchi, secretários municipais, vereadores, outras autoridades, além de dirigentes e integrantes do coral. Já a retomada dos bazares aconteceu em 31 de outubro, oferecendo confecções masculinas, femininas e infantis (novas ou usadas, sempre em bom estado), calçados, acessórios, utensílios domésticos, brinquedos, roupas de cama, mesa e banho, com valores a partir de R$ 1 e possibilidade de pagamento em dinheiro, cartão ou Pix.
A presidente do coral, Arlete Uliz Haupt, destacou a importância dessas conquistas para o fortalecimento das atividades, projetos e iniciativas da entidade, voltadas ao apoio de mulheres que trataram ou tratam câncer e seus familiares, bem como à prevenção da doença. “Foi com muita satisfação que vimos nossas iniciativas reconhecidas pelo prefeito, pelo vice-prefeito e pelo vereador Bruno Radunz, entre outras lideranças. A sede própria nos proporciona espaços amplos e confortáveis para apresentações, ensaios, bazares, reuniões e demais atividades, permitindo ampliar e diversificar nossas ações em benefício da comunidade”, afirma Arlete.
Ela ressaltou ainda o encerramento de outubro com o Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre a saúde da mulher, e a chegada do Novembro Azul, voltado à prevenção da saúde masculina. “Fechamos outubro com o coração cheio de gratidão e iniciamos novembro com o mesmo propósito de promover saúde e bem-estar. O mês foi intenso, com ações de conscientização, Baile Rosa, inauguração da sede e retomada do bazar solidário, além de entrevistas e divulgação de nossos projetos. Agora damos boas-vindas ao Novembro Azul, reforçando a importância da prevenção e cuidado com a saúde do homem”, complementa Arlete.

Sobre a essência do coral, Arlete enfatiza: “Somos mulheres que, por meio do canto coral, encontramos resiliência e transcendência frente às experiências com o câncer. Cada ensaio e apresentação é uma afirmação da vida, um gesto de esperança e uma celebração da capacidade humana de transformar dificuldades em significado. Nosso coral vai além da música, sendo um espaço de comunhão, empatia e coragem, capaz de tocar não apenas os ouvidos, mas os corações de quem nos escuta.”
A Associação Coral Encanto de Viver foi criada em 5 de novembro de 2018, por um grupo de senhoras da cidade e do interior, pacientes ou familiares de pessoas com câncer. A entidade conta ainda com familiares, amigos e voluntários, atuando sem fins lucrativos. O lema do coral é: “Sou pássaro procurado, não pelo encanto que tenho, mas pelo canto que trago!”, do cantor gaúcho César Passarinho.
Entre suas atividades, destacam-se os Bailes Rosas durante a Campanha Outubro Rosa e os Bazares Solidários, realizados agora em sua nova sede, às terças e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. O objetivo é fortalecer a solidariedade na comunidade e beneficiar pessoas e famílias de baixa renda. Os produtos vendidos são doações de lojas, famílias, instituições comunitárias e pessoas solidárias, selecionados e organizados por dirigentes, coralistas e voluntárias antes de serem disponibilizados ao público. Doações também podem ser entregues no Supermercado Allmayer, na sede do coral ou nas residências das dirigentes e coralistas.
Fonte: assessoria





