Por Fernando Braga
O município de Toledo, que há anos é reconhecido como referência quando se trata de políticas públicas voltadas aos cuidados da população idosa, acaba de receber uma boa notícia: a criação de mais um CERTI – Centro de Revitalização da Terceira Idade.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26/9) pelo prefeito Mario Costenaro durante a apresentação do projeto na sala de reuniões em seu Gabinete.

Diante de alguns secretários e suas respectivas equipes de trabalho, além de vereadores e profissionais da imprensa, Costenaro fez um balanço das ações da administração municipal que vêm trazendo resultados significativos em áreas como a educação, esporte, segurança, saúde e assistência social.
O chefe do Executivo toledano ressaltou que as conquistas obtidas em sua gestão se devem ao trabalho de toda a equipe que envolve o secretariado e demais servidores municipais, e ao bom relacionamento que o Município possui com as lideranças do Governo do Estado, como Guto Silva (Secretaria das Cidades), Márcio Nunes (Secretaria da Agricultura) e Hélio Wirbiski (Secretaria do Esporte), entre outros.
Mario Costenaro também evidenciou a pareceria com parlamentares que atuam para trazer recursos para Toledo, como o deputado federal Dilceu Sperafico, o deputado federal Elton Welter e o deputado estadual Hussein Bakri. Costenaro lembrou também de recursos recentemente anunciados para Toledo através do mandado da deputada federal Gleisi Hoffmann.
Em seguida, o prefeito relatou avanços nos cuidados com as pessoas idosas, anunciando também a implantação do ‘Programa 60+’ e do ‘Programa Bolsa Cuidador”, que irá atribuir uma bolsa para alguém da família ajudar a cuidar do idoso.
O ponto alto da reunião foi o detalhamento do projeto do novo CERTI, cujo orçamento se aproxima a R$ 8 milhões. A unidade será construída entre o Jardim Panorama e o São Francisco, comtemplando uma região da cidade que possui cerca de 22 mil pessoas. O recurso foi destinado pelo Governo do Estado como reconhecimento ao trabalho realizado em Toledo e a obra deve ficar pronta 18 meses após iniciada.
O objetivo do Centro é oferecer mais qualidade de vida à terceira idade por meio da integração social e serviços voltados à saúde.
O vice-prefeito Lucio de Marchi, que participou da apresentação ao lado de Costenaro, declarou na ocasião que o novo CERTI receberá o nome do ex-prefeito José Carlos Schiavinato. A homenagem relembra a atenção que o ex-gestor municipal teve para com a terceira idade durante sua passagem pela Prefeitura de Toledo.
Foi na gestão de José Carlos Schiavinato, que teve como seu vice o mesmo Lucio de Marchi que agora atua ao lado de Mario Costenaro, que Toledo recebeu seu primeiro CERTI. Após a unidade criada no Jardim Coopagro, outra foi construída na Vila Pioneiro. Também na gestão de Schiavinato e Lucio, a administração municipal criou o Residencial Recanto Feliz, primeiro condomínio do idoso do País.
Após o anúncio do novo CERTI, o prefeito, o vice, parte do secretariado presente na reunião e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa assinaram o decreto que cria o “Centro de Revitalização da Terceira Idade José Carlos Schiavinato”.
Estiveram presentes na cerimônia Neuroci Frizzo, assessor Especial do Governo, Sheila Delava, secretária do Desenvolvimento Humano, Simoni Ferrari, secretária da Assistência Social, Adriane Santana, secretária de Saúde, Ronald Drabik, secretário do Planejamento, Leandro Marcelo Ludvig, secretário dos Recursos Humanos e Márcio Pimentel, secretário da Comunicação.
Também participaram os vereadores Chumbinho Silva, Bruno Radunz, Pedro Varela, Genivaldo Jesus e Roberto de Souza.