Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiência pública discute a inclusão de três datas no Calendário Oficial de Eventos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

A inclusão de três eventos no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo foi discutida na manhã desta segunda-feira (22), em audiência pública na Câmara de Toledo. Os vereadores defenderam as propostas em evento organizado perante a Comissão de Cultura, Educação e Desporto (CEC).

Professora Marli (MDB) presidiu a audiência. A CEC também esteve representada por Sergio Japonês (PL), vice-presidente; Valdir Gomes (União Brasil), secretário; e Professor Oseias (PP). Os três projetos discutidos estão em tramitação no Legislativo. Os textos serão analisados pelas Comissões antes da votação em Plenário. 

Dia da Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha-Paranaense (Projeto de Lei n° 125/2025)

“A prenda tradicionalista, no contexto da cultura gaúcha e de sua expressão no Paraná, representa a mulher que valoriza as tradições, preserva a identidade cultural, participa ativamente da vida comunitária e promove, por meio da dança, do conhecimento e da história, a valorização dos costumes do povo sulista”. O trecho traz a definição de prenda tradicionalista, segundo a justificativa do projeto dos vereadores Ricardo Santos (Republicanos) e Odir Zoia (PP).

Em forma de homenagem, 30 de agosto é a data escolhida para inserção do Dia da Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha-Paranaense no Calendário Oficial. O dia remete ao nascimento de Anita Garibaldi, em 1821. “Reconhecida como um dos maiores símbolos femininos de coragem, luta e participação ativa nas batalhas da história do Brasil e do sul do país (…) Anita representa, para os povos do Sul, a mulher guerreira, determinada e comprometida com ideais de liberdade e justiça”, apontam os parlamentares.

Segundo a matéria, durante a data, o Poder Executivo poderá promover atividades comemorativas, em parceria com entidades culturais, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), grupos folclóricos e instituições de ensino. Leia o projeto na íntegra.

Campeonato do Comércio do Jardim Panorama (Projeto de Lei n° 137/2025)

Com uma história de quase três décadas, o Campeonato do Comércio do Jardim Panorama de futebol suíço é realizado desde 1995, a partir de uma ideia da diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Panorama (AMAP). Para inclusão do torneio no Calendário Oficial, os autores Ricardo Santos e Marcos Zanetti (Cidadania) propuseram que o início da competição será no primeiro final de semana do mês de fevereiro e o encerramento será na primeira semana do mês de julho. O texto prevê que o cronograma poderá ser ajustado em razão de necessidades organizacionais.

O texto também determina que Campeonato seguirá as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Na audiência, os vereadores destacaram que a inclusão no Calendário Oficial proporcionará um aumento da divulgação, dos investimentos e do auxílio do poder público. Leia o projeto na íntegra.

Semana do Artesanato (Projeto de Lei n° 157/2025)

Iniciativa do vereador Chumbinho Silva (PP), a inserção da Semana do Artesanato no Calendário Oficial pretende “estabelecer mecanismos que possibilitem ao artesão ter acesso a um espaço público para divulgação da sua arte, como forma de promover o desenvolvimento social e econômico”.

A data instituída, segundo o projeto, será comemorada anualmente na semana de 19 de março. O período foi escolhido por coincidir com o Dia do Artesão (instituído em âmbito nacional pela Lei Federal n° 12.634/2012). O PL estabelece que poderão ser promovidas, entre outras ações: atividades de promoção e valorização do artesanato, enquanto manifestação da cultura popular; ações de incentivo à produção e ao comércio de artesanato; e ações de valorização do artesão. Leia o projeto na íntegra.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real