A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), inaugurou nesta sexta-feira (15) uma nova base de apoio em Cascavel. O objetivo é ampliar a presença policial e melhorar o atendimento na região Oeste, reforçando a prevenção e o combate a crimes na região fronteira.
A unidade, vinculada ao Comando de Missões Especiais e focada na vigilância ostensiva na zona fronteiriça, trabalha diretamente no combate ao tráfico de entorpecentes, armas, contrabando e outros crimes que ultrapassam as fronteiras nacionais. A nova base permitirá mais agilidade nas operações, com uma estrutura preparada para patrulhas, abordagens, fiscalização e atividades de inteligência.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância estratégica da nova base, afirmando. “A inauguração desta Base de Apoio representa um marco importante para a segurança pública na região de fronteira. Com uma estrutura moderna e estrategicamente posicionada, vamos ampliar nossa capacidade de resposta e intensificar a presença policial”, disse.
“Nossas equipes terão melhores condições para planejar e executar operações, agindo de forma mais ágil e eficiente para a população. Essa conquista é resultado do trabalho conjunto da Polícia Militar, do Governo do Estado e da Prefeitura de Cascavel, demonstrando que a integração é o caminho para resultados duradouros”, destacou o comandante-geral.
A instalação permanente em Cascavel servirá como ponto de apoio estratégico para demandas, treinamentos e instruções. O município, referência regional, agora contará com um ambiente adequado para potencializar a qualidade do serviço prestado. O projeto foi viabilizado pela prefeitura da cidade e o Governo do Estado.
De acordo com o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da SESP, o volume de drogas apreendidas na região de fronteira aumentou significativamente. No primeiro semestre de 2025, foram 349,8 toneladas, alta de 43,78% em relação às 243,2 toneladas registradas no mesmo período de 2024.
PRESENÇAS – A inauguração também contou com as presenças do coronel Paulo Henrique Semmer, subcomandante-geral da PMPR; do coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, comandante do Comando de Missões Especiais; do major Eldison Martins do Prado, comandante do BPFRON; de Renato Silva, prefeito de Cascavel, e do deputado estadual Batatinha, além de autoridades civis e militares.
Fonte: AEN