Cuidar das pessoas faz parte da essência da Prati-Donaduzzi. Mas quando esse cuidado é elevado à escala de milhões, ele exige estrutura, consciência e, sobretudo, propósito. Foi com esse espírito que uma empresa nascida em Toledo, no interior do Paraná, deu início a uma trajetória que hoje transforma a vida de milhões de brasileiros todos os dias. O que começou em 1993 como um sonho de poucos se tornou uma das maiores indústrias farmacêuticas do país. Alinhada ao seu propósito e trajetória, a empresa preocupa-se em garantir bem-estar em sua integralidade.
Por isso, a Prati-Donaduzzi mantém o compromisso de divulgar os resultados de suas ações ambientais, sociais e de governança, o chamado balanço ESG. É uma divulgação anual, realizada por volta da metade do ano subsequente aos dados. O primeiro balanço ESG foi lançado em 2023, com dados de 2022, e desde então a empresa segue atualizando essa prestação de contas com regularidade. A versão mais recente, referente a 2024, já está disponível publicamente no site oficial da companhia: https://www.pratidonaduzzi.com.br/institucional/balancoesg
Essa é uma maneira de abrir para a sociedade o resultado daquilo que é realizado há anos. Neste relatório, o leitor não se depara apenas com números ou metas cumpridas. Encontra o reflexo de uma jornada de mais de 30 anos, mostrando que promover saúde também é manter o olhar atento para quem produz, cuidar dos recursos e manter uma condução ética e transparente de cada decisão que sustenta esse ecossistema. O reflexo disso são os resultados.
Em 2024, os medicamentos da Prati-Donaduzzi chegaram diariamente a mais de trinta e cinco milhões de pacientes, em mais de setenta e uma mil farmácias e quarenta e oito mil unidades básicas de saúde espalhadas por todo o Brasil. Por trás desses resultados está o trabalho de todos os colaboradores que receberam, juntos, mais de trezentos milhões de reais em remuneração e benefícios. Além dos investimentos em treinamentos contínuo, que em 2024, somaram mais de trezentas e noventa mil horas de capacitação. Ao investir na formação e no bem-estar de quem está dentro, a empresa garante que a excelência chegue a quem está fora.
Quando se refere ao cuidado com o meio ambiente, o compromisso também é tangível. Toda a energia consumida pela empresa em 2024 foi de origem renovável. A redução na emissão de carbono equivale ao plantio de vinte e duas mil árvores e mais de duas mil toneladas de resíduos foram recicladas. São ações que revelam uma escolha clara: crescer com respeito e compromisso para com o futuro.
Todos esses resultados são sustentados por uma governança sólida, comprometida com a integridade e a transparência em cada processo. Mais de quatrocentos e quarenta milhões de reais foram gerados em impostos ao longo do ano, reinvestidos em diversas
esferas da sociedade. Isso porque, para a Prati-Donaduzzi, desenvolvimento não se mede apenas em faturamento, mas em valor compartilhado.
O Balanço ESG 2024 reforça a comunicação com a sociedade, onde os resultados são apresentados como consequência e passam a refletir escolhas conscientes, alinhadas a uma visão de futuro mais humana e sustentável.
Por isso, a empresa pretende reforçar e mostrar para a comunidade cada um dos pilares ESG e como podem ser observados na prática, apresentando em detalhes os impactos ambientais, sociais, de governança, e os planos futuros para continuar ampliando essa jornada de transformação.
Fonte: Prati-Donaduzzi