Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores Dudu Barbosa e Bozó são afastados por determinação da Justiça

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A pedido do Ministério Público, Judiciário determina o afastamento do cargo de vereadores de Toledo que pediram propina de R$ 300 mil em troca de aprovação de projeto de lei

O Ministério Público do Paraná requereu e o Judiciário determinou o afastamento do cargo de dois vereadores do município de Toledo, no Oeste do estado, investigados pelo crime de corrupção passiva. Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL) teriam solicitado vantagem indevida (propina) de empresa do ramo de energia renovável em troca de aprovação de projeto de lei. A decisão, expedida no dia 2 de agosto pela 1ª Vara Criminal de Toledo, responde a pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, que também denunciou os dois agentes políticos por corrupção passiva.

Ouça, a seguir, o áudio da promotora de Justiça Ana Claudia Luvizotto Bergo.

Apurações demonstraram que, no dia 31 de outubro de 2024, os dois vereadores solicitaram R$ 300 mil à empresa, que estaria em tratativas com o Município de Toledo para a elaboração de um projeto de construção de Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, localizado na Estrada da Usina. A proposta legislativa objeto das negociações ilícitas garantiria a regularização de servidão administrativa que seria utilizada pela empresa para a passagem de tubulações. O afastamento dos cargos deverá ter duração inicial de 180 dias. A denúncia criminal já foi recebida e tramita na 1ª Vara Criminal de Toledo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MPPR.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real