O regente do Coro da Capela Musical Pontifícia Sistina, o Monsenhor Marcos Pavan, está em Toledo para realizar, nesta sexta-feira (1°) às 19h na Capela Menino Deus, o evento “A alma canta”, um encontro que reúne espiritualidade, cultura e arte sacra. Com isso, o Coral Gregoriano da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que também irá se apresentar no evento, recebeu um ensaio mais que especial com o regente.
Durante a oficina pré evento, o Monsenhor Marcos Pavan passou sua experiência e dicas aos mais jovens. “Foi muito bom ter essa oportunidade de partilhar conhecimentos com os jovens universitários. Está sendo muito fácil trabalhar nessa oficina com eles, pois aqui eu encontrei um ótimo nível de preparação destes estudantes da Unioeste”, comentou o Monsenhor Marcos Pavan.
O maestro ainda completa: “o Brasil sempre teve uma grande tradição musical, também no âmbito da música litúrgica. Estou vendo, com muito prazer, que em várias cidades estão nascendo grupos de estudo de música sacra de canto gregoriano, o que é uma coisa muito positiva, porque o gregoriano não é só o canto da igreja, ele é a base da música ocidental. Sobre Toledo, é minha primeira vez aqui, é uma cidade que me agradou por ser organizada, limpa e muito bonita”, concluiu.
Para os integrantes do Coral da Unioeste, essa oportunidade foi única. “A experiência está sendo muito boa de poder aprender um pouco com o mais alto nome do canto gregoriano que existe no mundo. Então poder estar acompanhando ele passar as dicas e um pouco de seu conhecimento para nós é impressionante. Além de tudo isso, ele ainda está nos tranquilizando quanto ao evento de hoje a noite na Paróquia Menino Deus”, frisou o estudante de filosofia e Frei, Hudson.
Foto: Secom/Pref. de Toledo