Com o tema “Organizar a sociedade para desorganizar o crime”, está acontecendo nesta quarta-feira, 30, em Toledo, o IV Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento é realizado no auditório do Colégio Premen, e segue até às 17h, reunindo mais de 300 participantes, entre profissionais da rede de proteção, estudantes, autoridades e representantes da sociedade civil.
A iniciativa é promovida pela Cáritas Diocesana de Toledo, Cáritas Foz do Iguaçu e Embaixada Solidária, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de Toledo e Fiasul. O evento conta com certificação reconhecida pelo MEC, concedida pelo IDESF – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira.
Durante o seminário, os participantes tem acesso a palestras com especialistas do Ministério Público, Polícia Civil e pesquisadores da área, além de grupos de trabalho práticos voltados ao fortalecimento da rede de enfrentamento ao tráfico humano. Um dos destaques da programação será a apresentação do projeto “Um Lugar para Recomeçar”, que acompanha e monitora casos de desaparecimento de migrantes.
O Seminário reafirma o compromisso da cidade de Toledo com a defesa da vida, da dignidade humana e o combate ao tráfico de pessoas, uma grave violação de direitos que atinge milhões de vítimas no mundo. Por sua posição estratégica de fronteira, o estado do Paraná reforça, com ações como esta, a necessidade de integração entre poder público, universidades, entidades religiosas e sociedade civil.
Fonte: Diocese de Toledo





