Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisa de Vitimização do Estado do Paraná já está sendo realizada em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Estudo contratado pela Sesp seguirá até dezembro e será aplicado por profissionais da Qualitest, que utilizarão veículo (foto) e identificação próprios. Foto: divulgação

Toledo está entre os 87 municípios paranaenses selecionados para receber a “Pesquisa de Vitimização do Estado do Paraná”, iniciativa do Governo do Estado para mapear, de forma mais precisa, as percepções da população sobre segurança pública. O levantamento, iniciado na última sexta-feira (25), seguirá até dezembro e está sendo realizado por entrevistadores da empresa Qualitest, contratada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O objetivo do estudo é levantar informações sobre a ocorrência de crimes, percepção de risco, experiências de vitimização e outros dados relacionados à segurança, a partir da escuta direta da população. Os questionários serão aplicados presencialmente a moradores sorteados aleatoriamente, com garantia de sigilo absoluto: nenhum dado pessoal será identificado ou vinculado às respostas.

A pesquisa tem coordenação técnica do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (Crisp/UFMG). Em Toledo, as entrevistas serão feitas por três profissionais da Qualitest – Joelson, Matheus e Rosi –, que estarão sempre a bordo do mesmo veículo: um Fiat Cronos prata, de placa TDL5F76. Os aplicadores estarão devidamente uniformizados, portando crachá com foto e carta de apresentação oficial.

O estudo é considerado estratégico para a formulação e avaliação de políticas públicas de segurança. Segundo o ofício da Sesp, assinado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a pesquisa permitirá ao Governo do Paraná compreender “de forma confiável” a realidade das diferentes regiões do estado no que se refere à segurança e à criminalidade.

O delegado da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Macorin, destaca a importância da participação da comunidade na pesquisa, que começa, a partir da próxima semana, no interior do município. “Os entrevistadores farão perguntas relacionadas à percepção da população sobre a segurança pública e os serviços prestados pelas forças de segurança. Se você for procurado na sua residência para responder a perguntas sobre segurança, os pesquisadores deverão estar devidamente identificados, tanto com o uniforme como com o crachá”, informa. 

Além de ligar para a Polícia Militar (190) e para a Guarda Municipal (153), cidadãos que desejarem confirmar a autenticidade da pesquisa ou esclarecer dúvidas podem entrar em contato diretamente com a empresa responsável pelos telefones (27) 3029-7550 e (27) 99798-6296 ou pelos e-mails qualistestct@qualitestct.com.br e alan.sousa@qualitestect.com.br. Também é possível contatar a equipe técnica do Crisp/UFMG pelos números (31) 3499-6310, (31) 98521-0962 (Rodrigo) e (31) 98651-4780 (Matheus), ou ainda pelo e-mail crisp@crisp.ufmg.br.

A Secretaria da Segurança Pública também disponibiliza o contato do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) para orientações adicionais: (41) 3313-1970, (41) 3313-1973 e cape@sesp.pr.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site https://www.seguranca.pr.gov.br/Pesquisa-de-vitimizacao-pr-2025.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real