Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ESF Cosmos realiza ação intersetorial com foco no combate ao racismo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Realizada com adolescentes, atividade nesta segunda-feira (21) foi promovida em parceria com instituições da RPS, vinculada ao Plano Operativo Municipal. Fonte: Secom

Nessa segunda-feira (21), adolescentes vinculados a serviços sociais no município participaram de uma atividade voltada ao combate ao racismo, promovida pela equipe da unidade de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) Cosmos. A ação, parte do Plano Operativo Municipal, teve como foco estimular reflexões profundas sobre preconceito racial, empatia e atitudes antirracistas.

Com dinâmicas interativas e espaço para relatos pessoais, o encontro promoveu momentos de escuta e sensibilização. Muitos dos adolescentes relataram experiências próprias de discriminação ou testemunhos de situações de racismo em ambientes como escolas, locais públicos, trabalho e até dentro de casa. 

Ao fim da atividade, os participantes foram convidados a firmar compromissos individuais com a promoção do respeito às diversidades e o enfrentamento do racismo no dia a dia. “Esses relatos reforçam a necessidade urgente de promover ações educativas e de escuta ativa que fortaleçam a cidadania e os direitos humanos. Racismo se combate com atitude, consciência e coragem”, observa a gerente da ESF Cosmos, Tatiane Veiga Rodrigues.

Foto: Secom

A ação é fruto de uma articulação intersetorial com a Rede de Proteção Social (RPS), envolvendo os dois Centros da Juventude (CJU Coopagro e CJU Europa), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Projovem/Cras III – Coopagro), a Unidade Social Coopagro e a Casa de Semiliberdade. A proposta é que esses encontros ocorram mensalmente, com temas pertinentes à juventude e à saúde integral.

Essas atividades integram a Programação Anual de Saúde (PAS) de 2025 do Município de Toledo, com foco na atenção à infância e adolescência. Também seguem as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que defende o cuidado ampliado e participativo, além de se alinharem à Portaria nº 2.198/2023, do Ministério da Saúde, que estabelece a Estratégia Antirracista para a Saúde como eixo fundamental para políticas públicas que enfrentem o racismo institucional e promovam a equidade étnico-racial no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real