Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura da Unioeste em Toledo contribui com formação e desenvolvimento da piscicultura na região

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Unioeste

Criado em 2002 no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Toledo, o Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq) tem se consolidado como um espaço de formação técnica e científica voltado à produção aquícola. Com atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, o grupo tem papel relevante no fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura regional e na qualificação de estudantes da graduação e pós-graduação em Engenharia de Pesca e Tecnologia da Aquicultura.

O GEMAq surgiu a partir da iniciativa de docentes da Unioeste, campus de Toledo e de estudantes interessados em aprofundar os conhecimentos sobre manejo em aquicultura, especialmente nas áreas de nutrição, qualidade da água, sanidade e bem-estar animal. Ao longo dos anos, o grupo ampliou sua atuação e passou a desenvolver projetos em parceria com produtores e empresas ligadas à cadeia do pescado.

“Os docentes do grupo também orientam mais de 40 mestrandos e doutorandos nos programas de Pós-Graduação da Unioeste. Possui uma infraestrutura de laboratórios e áreas de apoio com 960m² de área no campus de Toledo e bases avançadas de pesquisa e extensão na região oeste do Paraná, em parceria com empresas do setor aquícola”, explica o professor Aldi Feiden, lider do grupo.

O grupo também pesquisa assuntos relativos à aquicultura, avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais de organismos aquáticos, manejo e conservação de recursos pesqueiros de águas interiores, tecnologia do pescado, inovações sócio tecnológicas e ações extensionistas. Estão vinculados ao GEMAq 31 pesquisadores e estudantes, e ao longo desses 23 anos de atuação foram executados mais de 50 projetos de pesquisa e extensão apoiados por financiamento de diversos órgãos de fomento públicos e privados.

Além das ações dentro da Universidade o GEMAq também desenvolve projetos de pesquisa e extensão em campo. Um dos focos é o estudo da tilápia, principal espécie criada em sistemas aquícolas na região. Os estudos desenvolvidos envolvem desde o desempenho zootécnico dos peixes até o impacto ambiental dos sistemas produtivos.

O estudante Pedro Rondon Werneck, integrante do GEMAq desde 2022, destaca a importância do grupo na sua trajetória acadêmica. “Está sendo muito bom, pois me envolvi em vários trabalhos distintos. E estou conseguindo trabalhar com geoprocessamento no doutorado, sobre a Histopatologia e parasitologia de brânquias de peixes de piscicultura e com processamento de alimentos”, diz

Interessados em conhecer o trabalho do GEMAq ou participar das atividades podem entrar em contato com a coordenação por meio do telefone: (45) 3379-7082/7081 ou pelas redes sociais vinculadas ao curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, campus de Toledo.

Fonte: Unioeste/Alexsander Marques

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real