Na realização dos eventos de capacitação e treinamentos do Sindicato Rural Patronal de Toledo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) acontecem surpresas agradáveis. Uma delas foi registrada em Cerro da Lola.
A família Rauber abriu as porteiras da propriedade rural para receber os participantes do curso Qualidade do Leite, a turma-piloto realizada em julho. Quando a anfitriã, Vera Raber, cumprimentava a todos, ela olhou com mais atenção para uma jovem e a reconheceu. Era a Amanda Ludwig, filha de Inácio Ludwig, da Linha São Paulo.
Há cerca de seis anos, Vera adquiriu 25 animais do pai de Amanda para ampliar o plantel que mantém na propriedade. E ali mesmo, já lembraram a negociação e a qualidade dos animais, alguns deles que serviram de prática para o curso realizado pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural de Toledo. Uma feliz coincidência que mostra a interação de negócios que acontece no campo.
Vera gostou de ver a presença de jovens no curso e a disposição de cada um aprender sobre a atividade, que é uma das mais complexas. “Eu admiro os jovens participando”, enalteceu. A produção de leite exige amplo conhecimento e disposição para o trabalho em todos os 365 dias do ano.
Na troca de experiências, os participantes comentaram as práticas adotadas no dia a dia, os diferentes sistemas de produção, as dietas dos animais e serviços de assistência técnica. Também fizeram comparativos entre as instalações da pista de tratamento e da sala de ordenha. Para todos, valeu a pena mais um curso realizado pelo Sindicato Rural de Toledo e o Senar-PR.
Fonte: SRT