Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conselheiros discutem estatuto e planejamento da Funtec

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da fundação foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), com foco em sua nova denominação. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

A Fundação para Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) completa 30 anos em 2025. Porém, mais que uma simples data, a nova gestão pretende mudar a forma de trabalhar, mais alinhada com as exigências atuais da sociedade. O primeiro passo foi dado na manhã desta quarta-feira (16), com a primeira reunião ordinária de 2025 do Conselho Deliberativo, formado por representantes do poder público, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade empresarial e civil, e o prefeito Mario Costenaro.

A nova diretora executiva, Tatiany Barbiero, analisou como “extremamente positiva” a primeira reunião e destacou o comprometimento de todos os conselheiros. “Tivemos um grupo comprometido, que entendeu o papel estratégico do Conselho Deliberativo dentro desta nova fase da Funtec”, disse a diretora, ao citar as várias contribuições relevantes e o olhar coletivo apresentado “no sentido de posicionar a Funtec como protagonista no desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável de Toledo”.

Novo propósito – Ainda de acordo com Tatiany, a fundação precisava de clareza de propósito. “Ela nasceu com potencial para ser um vetor de inovação e, ao longo do tempo, ela se distanciou desta missão”, analisa a diretora, que ressalta que esta reestruturação é necessária para a Funtec deixar “de ser apenas uma executora e passe a ser uma articuladora de políticas públicas, ou seja, que se aproxime a Funtec de sua essência”.

A expectativa da nova gestora é deixar um legado de transformação real. “Eu quero que a Funtec seja reconhecida por sua capacidade de gerar impacto e que as ideias sejam soluções concretas. Precisamos sair do discurso e ir de fato à prática”, cita Tatiany, ao mencionar a necessidade de estabelecer parcerias e formatar projetos de longo prazo em busca da inovação das pessoas. “Eu tenho certeza que, com o time certo e o apoio do Conselho Deliberativo, isso é plenamente possível”, pontua.

Tatiany espera entregar uma Funtec mais conectada com os desafios do presente, mas com visão de futuro – uma instituição moderna, aberta à colaboração e preparada para ouvir e responder aos anseios da sociedade. “A Funtec está se reposicionando com gente engajada e apaixonada pelo que faz”, enfatiza.

Presenças – Participaram da reunião o presidente do Conselho do Desenvolvimento Econômico de Toledo (Codet), Thiago Rockembach e os representantes de instituições de ensino: Ana Paula Brandalize (UFPR), Ricardo Lopes (PUCPR), Sidgley Camargo de Andrade (UTFPR) e Mirian Beatriz Schneider (Unioeste). Também Amarildo Fernandes, da Associação Toledana de Imprensa (ATI).

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Além deles, os secretários municipais Reinaldo Sales (Chefia de Gabinete), Adriane Monteiro (Saúde), Gabriel Furlan (Cultura), Luiz Carlos Bombardelli (Agricultura e Proteína Animal), Ronald Drabik (Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade), Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família), Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Luciana Alves Fogaça (Meio Ambiente), Janice Salvador (Educação), Neuroci Frizzo (Assessor Especial) e Márcio Pimentel (Comunicação), e as diretoras Larissa Heiss (diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação) e Daliany Uemura (Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento).

Agenda intensa no primeiro encontro demonstra novo propósito

A agenda do Conselho Deliberativo da Funtec nesta primeira reunião do ano foi intensa, o que demonstra o novo propósito da Fundação. Foi feita a apresentação do novo estatuto da Funtec, pois alguns pontos (antes não previstos na Lei 2.497/2022), agora foram definidos para aproximar mais a gestão da fundação daquilo previsto para sua missão.Também foi apresentado o Plano de Gestão 2025-2028 com base em seis grandes eixos de trabalho: Inovação e Tecnologia; Educação e Ciência; Desenvolvimento e Negócios; Sustentabilidade; Articulação e Governança; e Cultura Científica.

Os conselheiros irão agora se debruçar sobre estes dois documentos para validação do plano como referência de atuação da Fundação e têm prazo até o dia 15 de agosto para encaminhar novas propostas ou validar aquilo que foi apresentado.

Construção conjunta – Na visão do prefeito Mario Costenaro, “a ideia é a construção de qual política pública nós queremos para Toledo e como iremos caminhar neste sentido”, salienta o prefeito, ao indicar a Funtec como um instrumento de inovação e da mudança de comportamento. “Nosso propósito é definir melhor os caminhos que nós queremos seguir, a partir de um contexto atual, construção de observação de mundo, para onde ele está caminhando, e quais os instrumentos que as pessoas precisam para se aprimorar”.

Mas a maior preocupação do prefeito é com resultados práticos que virão, de acordo com ele, através da parceria público-privada e de uma “nova Funtec que acreditamos estar subutilizada neste momento”.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real