Por Fernando Braga
Em entrevista concedia à Gazeta de Toledo, na manhã desta terça-feira (15/7), em seu escritório, o deputado federal Dilceu Sperafico (PP) falou da importância da representatividade política para um município como Toledo, que é polo regional.
Em pauta, estiveram os mais variados recursos que o parlamentar destinou ao município, contemplando ações desenvolvidas na gestão do prefeito Mario Costenaro (Republicanos) e do vice-prefeito Lucio de Marchi (PP), como também órgãos públicos e instituições das esferas estadual e federal, além de entidades do terceiro setor.
Ao todo, Dilceu Sperafico trouxe para Toledo, somente entre os anos de 2024 e 2025, mais de R$ 47 milhões. Até o presente momento do ano corrente, já foram mais de R$ 23,8 milhões conquistados através de seu mandato. São recursos que contemplam setores fundamentais, como Saúde, Agricultura, Assistência Social, Infraestrutura e Obras, Educação e Segurança Pública, entre outros.

Entre os exemplos de destinação destes recursos, podemos citar a Hoesp/Hospital Bom Jesus; o Hospital Regional de Toledo; Colégio Agrícola de Toledo; obras de adequação da Avenida Cirne Lima; investimentos na UFPR/Campus Toledo; aquisição de cadeiras de rodas, kits de salvamento e drone para o Corpo de Bombeiros; reforma do Centro de Eventos; assistência à Fazenda Esperança, Casa Abrigo, Creche Ledi Maas, Aldeia Infantil Betesda e Ação Social São Vicente de Paulo; aquisição de viatura e equipamentos destinados à Polícia Civil e Polícia Militar; e investimento em asfalto rural.
Com maior representatividade, os municípios têm mais a ganhar
O montante tão expressivo de aportes demonstra como é crucial para um município com a envergadura de Toledo ter seus representantes nas Casas Legislativas e até mesmo dentro do Poder Executivo, seja como secretários ou assessores. No passado, ao longo de diversas legislaturas, Toledo garantiu cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), chegando a ter até três parlamentares simultaneamente.
Hoje, apesar dos eleitores de Toledo encontrarem representantes no Congresso Nacional, se faz necessário refletir sobre os riscos e perdas advindos da ausência de um representante na Alep.
Sobre a representatividade política, os recursos conquistados por seu mandato e a expectativa de um toledano retornar à Assembleia Legislativa, Dilceu Sparefico falou durante a entrevista, salientando que seu filho, Natan Sperafico (PP), que ocupou brevemente uma cadeira na Alep, pode deixar novamente seu nome a disposição para as eleições de 2026.
Acompanhe a seguir, a entrevista com o deputado federal Dilceu Sperafico.