Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diretor da Aneel visita Itaipu e destaca a importância da usina para o futuro energético brasileiro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Fabio Ulsenheimer

Fernando Mosna foi recebido na manhã desta quarta-feira (21) pelo diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, e pelo diretor financeiro executivo, André Pepitone

Nesta quarta-feira (21), o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Fernando Mosna visitou a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi recebido pelo diretor-geral brasileiro da Binacional, Enio Verri, e pelo diretor financeiro executivo, André Pepitone. Em seguida, participou de uma visita pela área técnica da empresa e discutiu diversos aspectos relacionados à operação e ao futuro energético do Brasil.

Durante o encontro, Pepitone ressaltou a importância da relação entre a Itaipu e a Aneel, especialmente na definição da tarifa de repasse. “Essa tarifa é aquela que o consumidor brasileiro paga relativa à energia de Itaipu”, explicou Pepitone. Ele destacou ainda que, por já ter atuado na Aneel, reconhece a relevância de aproximar o órgão regulador do cotidiano da empresa, compartilhando os desafios e planos da hidrelétrica.

Outro ponto destacado por Pepitone é um convênio entre as duas instituições para treinamento técnico. Desde 2000, as equipes da Aneel realizam treinamentos na Itaipu para aprimorar sua expertise na fiscalização de usinas hidrelétricas em todo o Brasil. “Essa colaboração capacita as equipes da agência a desempenharem suas funções com excelência”, acrescentou Pepitone.

Orgulho nacional

O diretor da Aneel Fernando Mosna destacou a contribuição da Itaipu para os objetivos energéticos e climáticos do Brasil, enfatizando seus 14 gigawatts de capacidade instalada. “A Itaipu não é apenas sobre energia; é sobre engenharia e orgulho nacional. Sua energia hidrelétrica garante uma matriz renovável e limpa, proporcionando segurança e sustentabilidade para o futuro do Brasil”, afirmou.

Diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone e diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Fernando Mosna. Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binaciona

A visita ainda incluiu um tour técnico pelas instalações da usina, permitindo que Mosna acompanhasse de perto as operações. Para ele, que visita a Itaipu pela terceira vez, a experiência segue sendo marcante. “A primeira vez é de deslumbramento, ao ver as turbinas e a magnitude dessa obra de engenharia construída na década de 1970. As visitas seguintes permitem um entendimento mais profundo e uma sensação de reencontro”, comentou. Ele também elogiou o papel turístico da Itaipu ao receber visitantes do Brasil e do exterior, destacando a importância de aproximar o público da relevância da atuação da usina.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real