Vanessa Cavalcante Queiroz tem mais de 12 anos de atuação educacional; é orientadora educacional da Academia Donaduzzi, no Biopark
A orientadora educacional da Academia Donaduzzi, Vanessa Cavalcante Queiroz, celebra duas importantes conquistas em sua trajetória profissional e acadêmica: o lançamento do livro Pedro Pergunta, pela Editora Inverso, e a publicação de um artigo científico na revista internacional Aracê.
Com mais de 12 anos de atuação na educação, Vanessa se inspirou em suas vivências em sala de aula para escrever o livro infantil. “Minhas experiências me trouxeram muito aprendizado. Conheci muitos encantos, histórias, perguntas e curiosidades. O livro ‘Pedro Pergunta’ é uma das minhas inspirações, pois retrata estudantes únicos, curiosos, com brilho nos olhos e com interesse em aprender cada vez mais”, conta a autora.
A obra reforça a importância da pergunta como ferramenta de aprendizagem e homenageia os alunos que tornam a escola um espaço de evolução. “Acredito no poder transformador da educação: o conhecimento muda vidas e combate às desigualdades sociais”, completa Vanessa.
Além do livro, ela também é coautora do artigo “O Ensino de Quadriláteros em Moçambique: Sua Relação com as Dificuldades Apresentadas pelos Alunos do Ensino Primário”, que analisa práticas pedagógicas no ensino da geometria. A pesquisa aponta preocupações com o uso predominante de aulas expositivas, que muitas vezes não promovem a aprendizagem efetiva. “As estratégias adotadas pelo professor são determinantes. É fundamental implementar metodologias ativas que estimulem o estudante a pensar, refletir e assumir o protagonismo do seu processo de aprendizagem. afirma.
Livro “Pedro Pergunta”, pela editora Inverso: Pedro Pergunta: Descubra o Mundo com Curiosidade
Artigo publicado pela revista Aracê: View of O ENSINO DE QUADRILÁTEROS EM MOÇAMBIQUE: SUA RELAÇÃO COM AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIO
Fonte: Gleisson Felizatti/Assessoria Biopark