O Partido dos Trabalhadores (PT) de Toledo contará com duas candidaturas à presidência municipal na próxima etapa do Processo de Eleições Diretas (PED), marcada para o dia 6 de julho. O prazo para inscrição de chapas foi encerrado na sexta-feira, 2 de maio, com a oficialização dos nomes de Rodrigo Priesnitz e Dirceu Bloot como candidatos ao comando local da legenda.
Cada candidato é apoiado por uma chapa distinta: Priesnitz encabeça a chapa Fortalecer o PT para Transformar Toledo, enquanto Bloot lidera a PT de Toda a Militância.
O PED é um mecanismo interno adotado periodicamente pelo PT para renovação das direções municipais, estaduais e nacional do partido. A eleição ocorre por voto direto de todos os filiados e filiadas, sendo as disputas para presidência consideradas eleições majoritárias. Para ser eleito, o candidato precisa obter a maioria absoluta dos votos válidos (50% + 1). Já os assentos das direções são distribuídos proporcionalmente entre as chapas, conforme a votação recebida.
O estatuto do partido estabelece regras de paridade de gênero nas instâncias de direção, garantindo 50% de representação de homens e mulheres. Também há cotas para juventude e diversidade étnica.
Em Toledo, mais de mil filiados estão aptos a participar do processo. A votação ocorrerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, no dia 06 de julho, das 9h às 17h.
As chapas e candidaturas às direções estadual e nacional ainda serão registradas nas próximas semanas. A expectativa da direção municipal é de um processo participativo. ”Tivemos mais de 100 militantes inscritos. Isso mostra o engajamento da nossa base e reforça o caráter democrático do PED”, afirmou o atual presidente do PT de Toledo, Edson Simionato.
Além da votação, o período de campanha e o dia da eleição devem contar com atividades de debate e mobilização, abertas a filiados e simpatizantes