Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ovinocultura reforça presença no Show Rural Coopavel 2025

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Ovinopar

Evento em Cascavel reune criadores e fortalece o mercado da carne ovina

A ovinocultura paranaense tem mais uma vez um espaço de destaque no Show Rural Coopavel, que acontece de 10 a 14 de fevereiro em Cascavel. Com a realização da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar) e apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), o evento se consolida como uma vitrine estratégica para a ovinocultura estadual, promovendo genética de qualidade e incentivando o crescimento do setor.

Para o presidente da Ovinopar, Jorge Szczypior, a participação no Show Rural tem sido uma conquista relevante para os criadores. “A Coopavel proporcionou um espaço excepcional para mostrarmos nossos animais e ampliarmos a visibilidade da ovinocultura, inclusive no mercado internacional. O público circulante é muito grande e, mesmo que os negócios nem sempre se concretizem durante a feira, ao longo do ano somos procurados por interessados no setor”, destaca.

Além de impulsionar oportunidades comerciais, o evento marca o início do Ranking Paranaense de Ovinos, um momento importante para o encontro entre criadores e a valorização genética. Segundo Szczypior, a adesão de cabanhas tem crescido anualmente, com a apresentação de animais de ponta de diversas raças, ampliando as opções para quem deseja investir na atividade.

Para 2025, a Ovinopar projeta uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento estratégico da cadeia produtiva. A entidade trabalha em parceria com a Secretaria de Agricultura do Paraná para estruturar um grupo técnico responsável pela elaboração de um plano de crescimento para o setor. “Estamos desenvolvendo um material técnico que está em análise pelas entidades. Com os ajustes necessários, poderemos avançar na implementação dessas ações ao longo do ano”, explica Szczypior.

O consumo da carne ovina vem apresentando crescimento expressivo, especialmente na Região Sul. Szczypior destaca que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm abastecido uma indústria em plena expansão, que busca garantir a qualidade da carne ofertada no mercado. “Os frigoríficos vêm classificando os animais fornecidos, orientando os criadores sobre técnicas produtivas e garantindo um produto final com alto padrão, o que fortalece o consumo da carne ovina como uma proteína diferenciada”, afirma.

No cenário nacional, a ovinocultura segue em crescimento, com destaque para a Região Nordeste, que tem recebido investimentos do setor público e privado para impulsionar sua produção. Segundo Szczypior, os projetos em desenvolvimento no Nordeste podem servir como modelo para aprimoramento e fortalecimento da cadeia produtiva em outras regiões do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação/AgroEffect

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real