O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta terça-feira (11) a nova unidade do Colégio Estadual Jardim Gisella, em Toledo. Com investimento de R$ 8 milhões, a instituição deixa de compartilhar o edifício da Escola Municipal Norma Demeneck Belotto e passa a ter uma estrutura própria, moderna e com maior capacidade de alunos. Durante a manhã, o governador também inaugurou o Colégio Estadual Andreia Neres dos Santos, em Cascavel.
Ratinho Junior destacou que a entrega de unidades escolares próprias contribui para o fortalecimento da educação pública paranaense. “É motivo de muita alegria inaugurar o Colégio Estadual Jardim Gisella, que vai acomodar mais de 500 alunos de Toledo, atendendo toda essa região e reforçando esse atendimento, tirando escolas que muitas vezes dividiam o espaço com o município”, afirmou o governador.
“Na segunda-feira, entregamos 113 ônibus escolares de um total de 209, temos 10 mil salas com ar-condicionado e vamos chegar às 25 mil salas de aula ainda esse ano. É o Paraná se consolidando como a melhor educação do Brasil”, acrescentou. “A ideia é que a gente possa reforçar, modernizar a parte física das escolas, porque a parte pedagógica os nossos professores têm dado exemplo e são referência no Brasil.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, ressaltou a importância dos investimentos para que o Paraná continue no topo do ensino no País. “Somos o Estado que mais investiu em educação em 2024, com 32% do orçamento. São reformas em todas as escolas, ar-condicionado em todas as salas de aula e a grande novidade deste ano, a entrega do material escolar para todos os estudantes da rede estadual do Paraná”, explicou.
Ele também salientou o reconhecimento do Estado pelo governo federal na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil. “O Paraná foi reconhecido pelo Ministério da Educação com medalha de ouro em alfabetização. Isso é uma alegria para todos nós, enquanto paranaenses, de ter uma educação reconhecida. Somos a melhor educação nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e nos anos finais e no ensino médio”, concluiu.
Localizado na Rua Itália Piovesan Pasqualli, o novo colégio possui 14 salas de aula, laboratórios de informática, química e ciências, biblioteca, sala multiuso, cozinha e refeitório, sala para professores e áreas administrativas, quadra poliesportiva coberta e pátio, distribuídos em 3 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 7,4 mil metros quadrados. Também conta com rampa de acesso e piso tátil, promovendo a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência visual.
A instituição teve a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Toledo no ensino médio em 2023, com 5,5. O colégio oferta, ainda, os anos finais do ensino fundamental, que registrou nota 6, uma das melhores do município.
SONHO REALIZADO — O diretor da instituição, Camilo Vanzetto, afirmou que a nova sede do colégio é a realização de um sonho de toda a comunidade. “O investimento aqui é louvável, era uma obra esperada pela comunidade há mais de 25 anos e que agora foi realizada, já estamos usando toda a estrutura com 558 matrículas, beneficiando os nossos alunos”, celebrou.
“Significa um investimento nas condições de trabalho pedagógico. Quando nós estávamos em dualidade com o município, tínhamos um limite de trabalho e de estratégia pedagógica. Vindo para essa unidade nós vamos ofertar mais vagas para atender o bairro e, com certeza, as condições de trabalho pedagógico e planejamento vão beneficiar o nível de aprendizagem dos alunos”, complementou o diretor.
O prefeito Mario Costenaro falou sobre a relevância da unidade escolar para o município. “É uma obra extremamente importante em um dos principais bairros de Toledo. Até pelo tempo que essa obra demorou, mas com a coragem e a determinação do governador Ratinho Junior, de dar sequência, revela a preocupação que existe por parte do Estado com a educação”, disse. “Basta ver a alegria dos alunos, essa receptividade, do quão gratos eles ficaram por terem um espaço tão qualificado.
![](https://i0.wp.com/gazetadetoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/colegio_toledo_foto_rdziura-3.jpg?resize=696%2C464&ssl=1)
EX-ALUNOS NAS OBRAS – A conclusão do Colégio Estadual Jardim Gisella foi também um marco para dois ex-alunos da instituição. As obras do colégio iniciaram ainda em 2018, mas devido a problemas com as construtoras e a pandemia de Covid-19, teve suas obras paralisadas, sendo retomadas em 2022.
Os irmãos Michel e Micheli Selzler são sócios da Selzler Construtora e foram os responsáveis por entregar o novo espaço para a comunidade escolar. “Esse terreno era um campo vazio, minha mãe morava em frente e eu brincava aqui. Para nós sempre será um orgulho muito grande, eu vou levar para a vida toda, de ser um ex-aluno e contribuir, devolvendo para a comunidade aquilo que eu aprendi em sala de aula”, recordou Michel, que é engenheiro civil.
Ele estudou na instituição ainda na sede antiga, por volta dos anos 2000. Já naquela época se falava de uma sede própria para o colégio. “Sempre teve essa necessidade, já se discutia o projeto de ter uma sede, de ter uma escola nova para a comunidade. Formei-me aqui e tenho certeza de que dessa escola sairá ótimos profissionais, futuros brilhantes, que também contribuirão com a sociedade”, finalizou.
PRESENÇAS — Participaram da inauguração o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; o superintendente-Geral de Apoio aos Municípios, Junior Weiller; os deputados estaduais Do Carmo, Gugu Bueno, Hussein Bakri e Soldado Adriano José; o vice-prefeito de Toledo, Lucio De Marchi; os prefeitos Marcel Micheletto (Assis Chateaubriand); Jair Bokorni (Entre Rios), Rodrigo Schanoski (Maripá), Lari Hitz (Nova Santa Rosa) e Jaci Danelli (São Pedro do Iguaçu); e demais lideranças locais.
Fonte: AEN
Você precisa fazer login para comentar.