Vereador Gabriel Baierle quer mais segurança no trânsito

        Dois Projetos de Lei foram apresentados pelo vereador Gabriel Baierle (PTB) na Câmara de vereadores e seguem para a análise das Comissões Permanentes. Ambos tratam de questões ligadas a segurança no trânsito. Um que torna obrigatória a instalação de faixas elevadas em frente a escolas e CMEIs, e outro que obriga a sinalização em até 90 dias em vias que recebam obras de recapeamento.

Faixas elevadas

O Projeto de Lei nº 73, de 2019, tem como objeto a instalação de faixas elevadas em frente das escolas municipais, estaduais, escolas técnicas e universidades, com o propósito de dar maior segurança e acessibilidade aos pedestres. Elas tornam-se uma maneira eficiente de garantir aos pedestres exclusividade de passagem em vias de grande circulação de veículos, especialmente nestes locais onde há o fluxo de pais e estudantes.

        O vereador Gabriel Baierle comenta que disciplinar e tornar obrigatória a instalação destes equipamentos, incluindo placas de sinalização, vão proporcionar maior proteção aos que as utilizarem. “As faixas obrigam a diminuir a velocidade dos veículos, proporcionando assim, uma travessia mais segura aos pedestres”, diz o vereador. Outro fator importante é a condição das faixas elevadas ficarem na mesma altura da calçada o que as tornam mais acessível à passagem das pessoas com mobilidade reduzida.

        Importante ressaltar que as faixas elevadas já estão instaladas em alguns estabelecimentos educacionais do Município e, para que se torne justo com a segurança em outros locais é necessário que se torne obrigatória a implantação em educandários onde ainda não existam.

Sinalização

        Também foi apresentado pelo vereador Gabriel Baierle o Projeto de Lei nº 69, de 2019, que fixa prazo de 90 dias para a implantação da sinalização viária horizontal em vias públicas recapeadas. A justificativa aponta que Toledo tem recebido por parte do poder público um investimento significativo na restauração de asfalto em diversas vias urbanas. De acordo com o vereador, “o que se vê depois do recapeamento é de que as vias ficam por muito tempo sem a sinalização o que aumenta o risco de acidentes”.