Foto: Wanderson Schumacher

A Prefeitura de Toledo realizou, na quinta-feira (30/1), a primeira edição do “Prefeitura na Rua”, no Centro Comunitário da Vila Panorama. Foi um momento em que o prefeito Mario Costenaro e diversas autoridades municipais se reuniram para ouvir as necessidades de representantes das comunidades locais. A ocasião marcou o início de uma série de outros encontros que serão realizados, focados no diálogo entre a gestão municipal e os moradores da cidade.

Estiveram presentes no ato, o prefeito Mario Costenaro; o vice-prefeito Lucio De Marchi e todo o secretariado e gestores de primeiro escalão da gestão. Também marcaram presença os vereadores Chumbinho Silva, Professor Oseias, Ricardinho Santos, Sérgio Japonês, Valdir Gomes e Valdomiro Bozó.

Participaram do encontro diversos representantes de organizações locais como do Núcleo Territorial do Jardim Panorama, do Jardim da Mata, do Posto de Saúde do São Francisco, da Associação da Vila Pioneira, da Associação de Moradores do Jardim Bressan, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nona Gema, do Conselho Municipal de Saúde, da Unidade de Saúde do Jardim Panorama, da Escola São Francisco de Assis, da Escola Henrique Brod, da Escola Walmir Grande, entre outras.

Os representantes apresentaram demandas à gestão municipal, o que possibilitou que sejam conhecidas as situações das estruturas físicas e de serviços que necessitam manutenção ou implementação. Algumas das demandas foram a abertura do orçamento participativo; ampliação de unidades de saúde que estão com a estrutura sobrecarregada, para que se possa aumentar o número de consultas médicas; ampliação e cobertura da Escola Walmir Grande; manutenção da sede da Associação de Moradores do Cesar Park e melhorias nas vias de acesso e transporte municipal para o parque industrial João Bortolotto.

Foto: Wanderson Schumacher

Cmeis – Essas estruturas estiveram entre as mais citadas pelas representantes em relação a demandas. De acordo com os relatos, o Cmei Nona Gema precisa de reforma no refeitório, que está sem condições de utilização. As crianças estão fazendo a alimentação pelos corredores do Cmei. Outra demanda para Cmei foi ampliação e construção de um espaço multifuncional, sala maior para planejamento dos professores e solução para o problema de água e terra que são levados para a calçada em dias de chuva. O Cmei do Jardim Panorama precisa de limpeza em todos os ares-condicionados e manutenção nas janelas que não abrem e prejudicam a ventilação das salas de aulas.

“Hoje é um momento histórico, porque ele marca esse encontro com várias lideranças e de bairros muito populosos. É extremamente importante hoje virmos ouvir, pois estamos com todos os secretários, que são muito sensíveis às necessidades da população, e estamos também com os vereadores”, declarou o prefeito Mario Costenaro.

Autonomia – Mario ressaltou que o momento é uma construção de diálogo, sempre respeitando a autonomia do Legislativo e também do Executivo, mas com esses dois poderes juntos ouvindo a população de uma forma mais próxima e direta. “Não tenho dúvidas que vamos dar atenção à questão da priorização, que é algo apresentado pelos representantes hoje. São muitas demandas, queremos solucionar todas, mas é importante agora o planejamento a curto, médio e longo prazo. Tenho certeza que temos um longo e bom caminho pela frente”, enfatizou o prefeito.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Panorama, Bruno Godoi da Silva, é atuante na questão comunitária e articulou a criação de um núcleo das associações do seu bairro, do César Park e do São Francisco. Esse núcleo agrega bairros adjacentes e compreende 12 presidentes de bairros. “Hoje vimos que essa gestão pretende entrar para a história. Nunca vimos outra gestão vir até nosso bairro e até mesmo à nossa região para ouvir-nos. Vai ser um marco histórico não só para o Panorama mas também para os bairros do entorno”, celebrou Bruno.

Democrática – Para Bruno, ações como essa vão agregar positivamente para todos os bairros da cidade, o que vai rumo a uma cidade mais democrática. “O primeiro passo já foi dado, pois agora fomos vistos pela gestão. O próximo é organizar todas as demandas e definir as prioritárias para entregar para o prefeito para que nossos bairros sejam atendidos”, pontuou Bruno.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo