A Polícia Rodoviária Federal, parceira da Coopavel na organização do trânsito e na segurança dos visitantes, coordenará ações para garantir fluidez e ordem viária durante o Show Rural (de 10 a 14 de fevereiro), o maior evento técnico do agronegócio da América Latina. Segundo o inspetor Vinicius Silva, a previsão é que as intervenções sigam o modelo do ano passado, com ajustes pontuais.
Uma das principais mudanças será o fechamento do acesso à esquerda para quem vem de Foz do Iguaçu e deseja seguir para Maringá, logo após o viaduto do Periolo. “O motorista deverá seguir na BR-277, sentido Curitiba, e utilizar o retorno logo depois do Trevo Cataratas, à direita, acessando a via pelo posto Sabiá e um retorno por trincheira”, detalha Vinicius.
Outras alterações incluem o fechamento parcial de dois retornos próximos à empresa Para Frente Brasil. No período da manhã, o bloqueio ocorrerá no sentido decrescente, enquanto à tarde será no sentido crescente. Já o acesso à trincheira da Ferroeste seguirá sob orientação dos agentes da PRF.
Na frente da unidade operacional da PRF está prevista a ampliação do fluxo para três faixas, em vez de duas. “Essa mudança depende de ajustes do Dnit, conforme nossas solicitações”, acrescenta o policial. Nos últimos anos, melhorias na infraestrutura viária da região facilitaram o deslocamento até o parque onde ocorre o evento. A reestruturação do Trevo Cataratas e a duplicação de um trecho da BR-277 tornaram o trajeto mais rápido e seguro.
Vinicius também relembra um desafio enfrentado no ano passado: a inauguração de uma trincheira na PR-180, que causou confusão entre motoristas. “Agora, com um ano de uso, a maioria dos condutores já se adaptou, o que deve garantir um fluxo mais tranquilo”, afirma o inspetor.
A PRF reforça que todas as medidas têm o objetivo de garantir segurança e fluidez ao trânsito durante o evento. Motoristas devem ficar atentos à sinalização e seguir as orientações dos agentes. Também devem evitar a realização de manobras irregulares, como ultrapassar pelo acostamento, excesso de velocidade, uso de telefone celular enquanto dirige, ou seja: eles devem estar atentos e combater qualquer tipo de distração que pode causar algum transtorno.
Os pedestres, por sua vez, devem evitar a transposição da rodovia, utilizando ônibus ou outros meios de transporte, como veículos de aplicativo, que os deixarão já do lado correto da via onde deve acessar o parque. Motoristas e pedestres, segundo a PRF, precisam redobrar atenção principalmente nos horários de pico de trânsito em direção e próximo ao parque do Show Rural – entre 7h e 9h e entre 16h e 18h30.
Fonte: assessoria