Com rapidez, a mobilização das equipes resultou no transporte dos indígenas, que retornaram às suas terras. Foto: Fernando Braga

Por Fernando Braga

Depois de ficarem 36 dias acampados em Toledo, os indígenas que estavam em um terreno particular finalmente retornaram às suas terras. Originários de Nova Laranjeiras, cerca de 90 pessoas chegaram em nossa cidade no dia 5 de dezembro, chamando, como sempre, a atenção de muitos moradores. Por conta disso, a gestão do prefeito Mario Costenaro encaminhou equipes para verificar se precisavam de algo, como assistência à saúde ou atendimento para alguma outra necessidade.

Cerca de 15 famílias que somavam 90 pessoas permaneceram em Toledo acampadas desde dezembro último. Foto: Fernando Braga

À frente da iniciativa estava a Secretaria de Desenvolvimento Humano, que contou em todas as etapas com o apoio da Guarda Municipal. A pedido dos próprios indígenas, as equipes da prefeitura se incumbiram de providenciar transporte para que retornassem para a aldeia.

A Guarda MUnicipal prestou apoio ao longo da iniciativa e escoltou o grupo, garantido segurança. Foto: Fernando Braga

O planejamento para o transporte e assistência ao grupo começou na última semana e foi executado em apenas 5 dias. Na manhã desta sexta-feira (10), o grupo deixou Toledo com destino à aldeia, localizada a mais de 140 km de distância. A operação contou com o apoio das Secretarias do Desenvolvimento Humano, da Segurança e Mobilidade Urbana, e da Saúde, além de uma empresa privada que forneceu dois ônibus.

Foram necessários dois ônibus para acomodar todo o grupo. Foto: Fernando Braga

A prefeitura também disponibilizou um caminhão para transportar os pertences dos indígenas.

Um caminhão baú foi fornecido péla Prefeitura de Toledo para auxliar no transporte. Foto: Fernando Braga

Acompanhe na reportagem a seguir como foi a mobilização, desde os preparativos para o embarque até a chegada do grupo na aldeia em Nova Laranjeiras.

YouTube player