O evento aconteceu nesta terça-feira (17) no anfiteatro Moacir Galante, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen)
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por meio da 75ª Zona Eleitoral, realizou a cerimônia de diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos em Toledo nas eleições municipais de 2024. A diplomação é ato formal que habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. O ato foi realizado no anfiteatro Moacir Galante, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen) na manhã desta terça-feira (17).
O juiz da 75ª Zona Eleitoral de Toledo, Marcelo Marcos Cardoso, diplomou Mário César Costenaro e Lúcio de Marchi como prefeito e vice, respectivamente, eleitos no último pleito municipal. Na mesma cerimônia, os 19 vereadores eleitos também receberam a sua diplomação.
“Celebramos a grandeza da democracia cidadã. Neste momento, com a diplomação de vocês, tenham em mãos a confiança de toda a cidade e a missão de guiar Toledo para o futuro, cada vez mais próspero e justo. Que seus mandatos sejam marcados pela ética, pelo trabalho árduo e, acima de tudo, pelo respeito aos cidadãos que os elegeram. Que a democracia continue a ser fortalecida em nossa cidade e que todos os envolvidos nesse processo se sintam orgulhosos de contribuir para o funcionamento pleno de nossa sociedade”, discursou o juiz Marcelo Marcos Cardoso.
Um momento marcante da cerimônia foi a homenagem realizada às pessoas com deficiência que trabalharam durante as eleições municipais de 6 de outubro. Elas somaram aos esforços de 1722 voluntários envolvidos para receber os mais de 107 mil votos “depositados” nas urnas de Toledo.
Isabela Schwarzbold, integrante do Movimento ReCriare Down, emocionou o público, que aplaudiu de pé seu depoimento dizendo que “eu posso trabalhar, eu posso estudar, eu posso casar, eu posso votar… e eu gostei de trabalhar nas eleições”, declarou a jovem.
A mãe de Isabela, Iria Schwarzbold, também fez um pronunciamento onde explicou sobre o projeto e o movimento realizado esse ano “abaixo o capacitismo”, um tipo de preconceito ou discriminação contra pessoas com deficiência, que pode se manifestar de diversas formas. “Queremos dizer que sonhamos como uma sociedade em que uma pessoa com deficiência, quando se forma no ensino superior ou ocupa um lugar de destaque na sociedade, nos esportes, no trabalho, na moda ou casa, não seja mais um artigo de manchetes de jornais, na mídia. Que as oportunidades sejam as mesmas para todos e seus direitos sejam assegurados”, afirmou.
A candidata eleita com o maior número de votos, Marli Gonçalves Costa, também teve a oportunidade de discursar. Marli agradeceu sua base de apoio e destacou a importância do voto feminino e maior participação das mulheres na vida pública. “A participação política das mulheres é fundamental para quebrar barreiras e inspirar as gerações futuras. Ver mulheres em posição de liderança demonstra para as meninas que elas também podem alcançar seus sonhos”, pontuou Marli.
O prefeito eleito, Mário Costenaro, falou dos sacrifícios do planejamento para levar à população a mensagem do caminho que se pretende tomar para a cidade de Toledo. Reforçou sobre a relevância e o poder da “ação”. “Todos nós estamos aqui por Toledo. Todos temos o mesmo propósito, às vezes podemos querer trilhar caminhos diferentes, mas os propósitos são os mesmos”, afirmou em seu discurso.
O prefeito Beto Lunitti aproveitou para parabenizar o prefeito e vice eleitos. “Meu reconhecimento ao resultado das urnas, que são confiáveis. Desejo que Costenaro seja o melhor prefeito de Toledo”, comentou Lunitti. Ele também destacou o trabalho imprescindível da Câmara de Vereadores. “Não há executivo que queira fazer algo se a Câmara não colocar a sua digital”, exemplificou.
Lunitti falou dos desafios a serem enfrentados pelo prefeito eleito e ressaltou que cabe a ele, a figura do prefeito, tomar as decisões que devem ser tomadas durante todo o mandato.
No dia primeiro de janeiro, o prefeito e vice eleitos tomam posse em cerimônia programada para às 9h no Teatro Municipal de Toledo para a gestão 2025-2028.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo
Você precisa fazer login para comentar.