Entre a invisibilidade e a realidade: A saga dos andarilhos em Toledo e o papel do jornalismo competente”
Fazer jornalismo vai muito além de se basear exclusivamente em boletins de ocorrência da nossa gloriosa GM. O verdadeiro jornalismo transcende o conforto de um computador e a reprodução de documentos oficiais. Ele exige ir além da simples informação, buscando a conexão direta com as fontes envolvidas nos fatos.
Um jornalismo ético, sério e respaldado não precisa ser melhor que seus concorrentes, mas deve ser superior na qualidade da informação. É essa a diferença da Gazeta. A informação “privilegiada” vem diretamente dos protagonistas dos acontecimentos, e é acessível aos jornalistas que conquistam respeito por sua conduta e compromisso com a verdade. Isso se chama “competência”. Esse recado direcionado aos que são pressionais em jornalismo, não em TI. Ponto.
A “Turbulência” chamada ANDARILHOS/MENDIGOS
Em pleno feriado prolongado, Toledo viveu uma saga que transcende os registros de boletins de ocorrência. Não era apenas a comemorando a Proclamação da República, mas também lidando com uma realidade invisível para muitos: as pessoas em situação de rua- PSR!
O dia começou com queixas na rodoviária (informação dos comerciais). Pedintes exigiam mais do que moedas — reivindicavam atenção em sua forma mais desconfortável. No mesmo dia, uma tentativa frustrada de furto ecoava em um prédio abandonado, enquanto supermercados e farmácias tornavam-se palco de insistentes pedidos de esmola, sempre repelidos pela nossa respeitada Guarda Municipal.
As noites foram marcadas por invasões inusitadas, como no Restaurante Popular (Jardim Gisele-informado por um membro da diretoria), onde o espaço virou abrigo e banheiro improvisado. Até mesmo o clima natalino na Praça Willy Barth não foi poupado (infirmado pelos artesãos). Lá, entre luzes e barracas, o tumulto causava incômodo e trazia à tona a desconexão entre um sonho de festividade e a crueza da vida real. Sem contar, que, hoje, temos imagens de todas as nossas vias públicas de Toledo, além dos internautas.
Essa sequência de acontecimentos, que eu poderia figurar como crônica meramente urbana, reflete um problema social maior. Não são apenas ocorrências policiais, mas capítulos de vidas à margem, onde o pedido de ajuda é sufocado por ações que os tornam invisíveis. Matéria completa AQUI
Enquanto a cidade tenta manter a ordem na busca de soluções a essa causa, talvez a pergunta que fique é: quem, de fato, está em situação de rua? Eles, ou todos nós, distantes de uma solução que reconcilie humanidade e dignidade?
Ameaça?
Durante a sessão ordinária dessa segunda-feira, o presidente do Legislativo de Toledo, fez uma breve e subliminar esclarecimento pelo motivo de algumas mudanças no seu cotidiano, tipo de ter que andar com segurança.
Ameaça? I
Sou contra qualquer tipo de violência, seja ela física ou por palavras, mas, creio que essas supostas “ameaças” que ele teria sofrido teriam vindo de alguns servidores que estão sofrendo sansões administrativas. Creio. Por que, se for, pelo lado pessoal, daí seria necessário um batalhão já que, a pregressa é enorme.
Chapa 10 – “Pela Ordem”
Nesta segunda-feira, recebi os líderes da Chapa 10, que estão concorrendo às eleições da OAB, tanto para a subseção Toledo quanto para a seccional Curitiba. O candidato à presidência da OAB Paraná pela Chapa 10 – Pela Ordem, com o lema “Advocacia Forte e Respeitada”, é o advogado, professor e presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDconst), Flávio Pansieri.
Chapa 10 – “Pela Ordem” I
Na subseção de Toledo, a chapa é liderada por Pablo Lorenzatto e Fabricio Poder. De acordo com Pablo, a Chapa Pela Ordem surge com o objetivo de pôr fim a uma histórica “panela” que, segundo ele, domina a OAB há mais de 60 anos, favorecendo apenas um grupo restrito. “Vamos lutar pela dignidade, independência e valorização do advogado, resgatando a noção de que o advogado é indispensável à administração da Justiça”, afirmou, Pablo.
Questionável
Leitores me enviaram a seguinte sugestão:
Se realmente houve roubo dos de piscas e decorações de natal instalados na Praça Willy Barth cremos que o município através da secretaria responsável, deve ter feito um registro pelo menos na Guarda Municipal, e se foi feito, não foi tornado público.
Ex-presidente da câmara de Toledo desceu cacete na mulher
Meu “urubu-europa”, grunhiu-me que, um ex-presidente da câmara de Toledo, desceu o cacete na esposa. O caso foi parar na delegacia da mulher nessa segunda-feira.
Desapareceu
Da DuManu Clinica, o gato de estimação de todos os clientes que se chama ‘Zé Bento”. Informações 45 9993-6556. Gratifica-se.
A ampliação da estrutura do colégio Incomar
Nessa terça-feira, 19 será inaugurada uma nova ampliação do Colégio Incomar de Toledo. Esses novos “ambientes” trarão uma nova qualificação ao trabalho de todos, segundo a direção. Espaços modernos, tecnologias de ponta que trarão mais conforto a comunidade escolar. Assista entrevista QUI
Você precisa fazer login para comentar.