Viatura da Guarda Municipal de Toledo. Foto: Fernando Braga

Por Fernando Braga

Na tarde desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana recebeu a informação de que um caminhão estaria em atitude suspeita próximo a BR-163. Uma equipe da Guarda Municipal foi enviada para averiguar a situação e, pouco depois das 13h, os agentes avistaram um caminhão-pipa pegando água em um rio ali situado e abordaram o responsável.

O reservatório do veículo estava transbordando, o que sinalizava que estava cheio. Percebendo que se tratava de uma grande quantidade de água, os guardas municipais questionaram do que se tratava tal carregamento. O homem contou que cotidianamente abastece o caminhão-pipa com cerca de 22 mil litros água deste rio, entre 2 e 3 vezes por dia.

Os agentes da GM, seguindo recomendação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o informaram de que água em pequenas quantidades pode ser captada, mas que em grande volume, é necessária autorização do IAT – Instituto Água e Terra. Ele foi orientado a procurar a instituição para verificar como deve proceder das próximas vezes que precisar de água. Sobre o destino dessa água, o homem informou que a transporta até dois loteamentos próximos ao Centro de Eventos Ismael Sperafico, para que seja utilizada na confecção de pavimentação asfáltica.

Depois de orientado, o homem foi liberado, comprometendo-se a procurar o IAT caso precise pegar água daquele rio novamente.