Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinal de alerta para a dengue é aceso com resultado do LirAa em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Decom/Pref. de Toledo

Foi divulgado no início da tarde desta quarta-feira (6), pelo Setor de Controle e Combate às Endemias, os índices de infestação predial (IIP) referentes ao quarto Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) realizado em Toledo em 2024. E os resultados são preocupantes: entre segunda e terça-feira (4 e 5), os agentes de combate a endemias (ACEs) realizaram visitas em 2.439 imóveis (sorteados aleatoriamente por plataforma do Ministério da Saúde) de todos os bairros da cidade e em 2,7% das unidades foram encontrados criadouros do mosquito que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Este índice está acima do recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%), 107,69% maior que o registrado no levantamento anterior (1,3%). Os bairros Gisela II (15,06%), Europa II (11,9%), Maracanã I (10,52%), Santa Clara IV (9,75%) e Centro de Eventos (9,09%) puxaram os índices de infestação predial da cidade para cima. Lixo doméstico, vasos de plantas, tonéis, baldes, bebedouros de animais, ralos e pneus estão entre os objetos onde os focos do Aedes aegypti foram encontrados com maior recorrência durante o levantamento.

Situação epidemiológica – A situação referente às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti inspira cuidados desde já. Até a última sexta-feira (1º), quando a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o boletim epidemiológico mais recente, houve a confirmação de 14 casos de dengue em Toledo. 

Há ainda 229 pacientes aguardando o resultado do exame, que já deu negativo para outros 1.013 testes. Com isso, o número de notificações (quantidade de pessoas que procuraram serviços públicos e particulares de saúde com sintomas da doença) chegou a 1.256 no atual ano epidemiológico, iniciado em 28 de julho.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real