O governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu mais de 100 mulheres na noite da última segunda-feira (28), no Centro Cultural de Maripá. O motivo do encontro foi o encerramento da campanha Outubro Rosa, mês que chama a atenção para a prevenção do câncer de mama e colo de útero.
Uma palestra ministrada pela enfermeira Lissa Pegoraro abordou o tema “21 dias para Incentivar a Adoção de Hábitos Saudáveis” e reforçou a importância do autocuidado para manter a integridade da saúde física e mental da mulher.
Durante o evento, a secretária de Saúde, Adriana Paula Scarparo, enfatizou a importância do engajamento na campanha. “Ficamos muito felizes em ver este espaço cheio de mulheres que se envolvem com a campanha e entendem a necessidade desse cuidado que devemos ter conosco. Precisamos nos ‘regar’ com autocuidado, assim como fazemos quando cultivamos uma flor. O cuidado deve ser frequente e constante. E esta é a mensagem que deixo a cada uma”, pontuou a secretária.
A programação da noite contou ainda com o agendamento de coletas de preventivo para o mês de novembro e sorteio de brindes.
PREVENÇÃO – Além de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, a campanha Outubro Rosa também busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
Para o diagnóstico das doenças, o autoexame é uma das possibilidades para que a mulher detecte qualquer alteração nas mamas. Deve-se observar se há coloração ou manchas diferentes, tamanhos anormais ou um aspecto que lembre casca de laranja, entre outros sinais.
O SUS também disponibiliza gratuitamente o exame preventivo e a mamografia. De acordo com a enfermeira chefe da atenção básica, Lissa Pegoraro, o preventivo é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos e a mamografia, para mulheres acima de 50 anos. “O agendamento deve ser feito na unidade básica de saúde mais próxima ou com o agente comunitário de saúde da região”, explica.
“Lembre-se: cuidar de si mesmo é um ato de amor e respeito.”
Fonte: Ascom/Pref. de Maripá