Da Redação
Toledo já registra 1.030 notificações e 14 casos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (22), o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 238 novos casos da doença e um óbito na última semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 24.297 notificações, 2.937 casos confirmados e agora uma morte em decorrência da dengue.
O óbito registrado é de uma menor de 15 anos, do sexo feminino, sem comorbidades prévias, residente no município de Abatiá, na 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio.
No total, 350 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 222 possuem casos confirmados.
OUTRAS ARBOVIROSES – Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados 10 casos de Chikungunya, sendo registradas 187 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram nove notificações.
Confira o Boletim Semanal completo AQUI . Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.
Dengue: Toledo já registra 1.030 notificações e 14 casos
A Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) atualizou, na última sexta-feira, 18, os dados referentes à dengue no município. O boletim epidemiológico trouxe a confirmações de mais 5 casos da doença, totalizando agora 14 casos positivos; 1.030 notificações; 208 pacientes aguardando o resultado; 808 descartados; e nenhuma morte por dengue neste atual ano epidemiológico, iniciado em 1º de agosto de 2024.
Lembrando que na atual gestão da secretária da Saúde, Gabriela Almeida Kucharski, Toledo registrou recorde histórico de 10.234 casos de dengue e 44 mortes. O recorde anterior de mais casos de dengue em Toledo foi na temporada 2019/2020, com 4.779 casos, ou seja, no último ano epidemiológico houve um aumento de 115%.
Seria importante que a população do município fosse informada sobre as medidas que a Secretaria da Saúde está adotando para prevenir o aumento de casos e mortes por dengue, como ocorreu no ano epidemiológico de 2023/2024. No entanto, a secretaria tem falhado em manter uma comunicação eficiente com a imprensa de Toledo, deixando a população desinformada sobre as ações em andamento.
SINTOMAS – Recomenda-se às pessoas que apresentarem sintomas de dengue (dor de cabeça, no corpo e nas juntas, febre e manchas vermelhas na pele) a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença.
Quem estiver nesta situação, deve procurar o quanto antes assistência médica. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além das unidades de saúde (durante os horários normais de atendimento), o município disponibiliza, 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini Hospital) Dr. Jorge Milton Nunes ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Ivo Alves da Rocha.
Fonte: Decom/Pef. de Toledo e AEN