Nesta sexta-feira (4) de outubro, os estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, realizaram uma ação especial para as crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em comemoração ao dia 12 de outubro. Foram entregues brinquedos e materiais didáticos para serem utilizados na Brinquedoteca, além de promoveram momentos de alegria e descontração para os pequenos pacientes.
De acordo com o Diretor-Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Rafael Muniz de Oliveira, esse tipo de iniciativa é fundamental para o bem-estar das crianças. “Nossos alunos do curso de Medicina da Unioeste decidiram fazer essa ação solidária. A importância de trazer essa quantia de brinquedos e materiais escolares para a nossa pediátrica é deixar as crianças no período de internamento mais aliviadas”, diz.
Eduarda Mattos, caloura do curso de Medicina, participou das doações. Com sorriso no rosto, ela conta que será muito bem utilizado pelas crianças os brinquedos. “O projeto é uma ação que acontece todos os anos, elaborado pelos calouros do curso de Medicina, onde visamos a arrecadação de brinquedos e materiais didáticos para a ala pediátrica e as demais alas do HUOP”.
“Faz alguns anos que a gente tem a ação solidária, sendo uma iniciativa muito bacana dos acadêmicos de Medicina, que usam o tempo para uma causa muito nobre. Todos os anos recebemos brinquedos e materiais didáticos e eles são muito úteis no trabalho com as crianças. Porque desenvolvemos atividades, oficinas com as crianças para auxiliar neste momento de internamento e muita dor. E a brinquedoteca tem esse objetivo de trazer um alívio, um momento de descontração para a criança e no ambiente hospitalar a brinquedoteca faz toda diferença para a condição clínica e o bem-estar das crianças”, afirma a assistente social do HUOP, Daniela Prochnow.
A ação no HUOP foi um sucesso e deixou crianças e estudantes com um sorriso no rosto, mostrando que o cuidado vai além dos tratamentos médicos, alcançando o bem-estar emocional de todos os envolvidos.
Fonte: Unioeste