Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Festa traz alegria para a comunidade do Jardim Coopagro

Em 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, data celebrada em todo o Brasil, uma ação que já se tornou tradição em Toledo é desenvolvida por uma moradora do Jardim Coopagro. Maria José Jesus dos Anjos, há quase 20 anos, promove uma ação social, e neste ano não será diferente.

– Por ter alcançado uma graça atribuída a Nossa Senhora Aparecida, dona Maria dedica o dia da padroeira do Brasil a celebrações que acontecem em sua residência. Todos os anos, o 12 de outubro é um dia de alegria, com festa para as crianças do bairro e distribuição de bolos e brinquedos. Ela conta que foram três anos de sofrimento e dor, quando pediu a Deus e a Nossa Senhora Aparecida. “E, da noite para o dia, fui curada do problema que tinha nos olhos. Fiz uma promessa de que, se fosse curada, faria uma festa no dia 12 para as crianças carentes”.

Dona Maria disse que, neste ano, estava um pouco desmotivada para organizar a festa em razão da morte de uma irmã que sempre lhe ajudava a promover o evento. Mas, para homenagear a irmã, ela mais uma vez fará a alegria da criançada. “Sim, eu vou fazer. Já no dia 6 vou começar a pedir arrecadação, porque este ano eu não estava muito afim de fazer, pois perdi minha irmã recentemente. Fiquei pensando se faria ou não, mas tenho que fazer, porque ela me ajudava todos os anos. No ano passado, ela não pôde me ajudar porque estava fazendo tratamento. Vou fazer a festinha sim, porque, onde quer que ela esteja, tenho certeza de que está torcendo por mim”.

BOLO – Uma festa para as crianças não pode faltar o bolo. E na sua casa humilde, dona Maria, com a ajuda da nora, faz um delicioso bolo de quase 100 quilos. A comunidade sempre faz doações de farinha de trigo, ovos e açúcar, juntamente com sucos e refrigerantes. Com isso, a alegria das crianças está garantida, com doces, refrigerantes, músicas, brincadeiras e brinquedos. “Sim, o bolo é o principal da festa. O bolo do ano passado tinha uns 90 quilos, e este ano vai ser de 100 quilos, às vezes até dá mais. A minha nora, Patrícia, é quem faz o bolo, e tenho uma amiga que trabalha na panificadora, a Ana Paula, que também me ajuda. No dia da festa, bem cedinho, elas vão decorar o bolo. Todo ano elas fazem isso para mim”.

DOAÇÕES – Para que a festa seja organizada, é preciso que a população de Toledo faça doações de doces e refrigerantes. “A festa, este ano, completa 19 anos. Muitas pessoas em Toledo ajudam, porque faço por meio de doações. A população, a Guarda Municipal e comerciantes colaboram. A festa será realizada mais uma vez na rua e na minha casa. Muitas crianças do Coopagro e dos bairros da região são presenteadas com brincadeiras, música, comidas, sucos e refrigerantes. Estou precisando de tudo. Somente tenho três pacotinhos de pirulito. A colaboração pode ser feita com balas, doces, pirulitos, refrigerantes, copos descartáveis, o que for da intenção da pessoa em ajudar. E, desde já, agradeço àqueles que irão me ajudar”, ressalta Maria José Jesus dos Anjos.

Mais informações sobre como fazer a doação podem ser obtidas pelo telefone da dona Maria: (45) 9-9957-4690.