AH2T - Let's Dance 2024. Foto: Divulgação

Com pontuação máxima, a Associação de Hip Hop e Fórum de Dança de Toledo fica em primeiro lugar entre as instituições sem fins lucrativos da região sul do país, e é selecionada em premiação nacional do Ministério da Cultura

O resultado divulgado em DOU de 19 de setembro de 2024 comprovou o primeiro lugar da AH2T no Prêmio da Construção Nacional da Cultura Hip-Hop, que visa o reconhecimento e premiação de iniciativas culturais para a promoção continuada da Cultura Hip-Hop ao longo de 40 anos no Brasil e 50 anos no mundo.

O edital lançado em 2023 teve concorrência nacional para pessoas físicas maiores de 18 anos, instituições privadas sem fins lucrativos de natureza ou finalidade cultural e grupos/coletivos/crews que contribuem com o desenvolvimento sociocultural do segmento através de: projetos, produções, espetáculos, oficinas, entre outros. As seleções foram divididas entre as cinco regiões brasileiras e por categoria de inscrição. A região Sul teve sete representantes de instituições sem fins lucrativos premiados e o destaque ficou com a AH2T, que levou o primeiro lugar e foi a única instituição da região a atingir nota 100, pontuação máxima do edital.

Para a AH2T esse é o reconhecimento do trabalho pioneiro da instituição, realizado em Toledo desde 2017, “Esse prêmio traduz todo nosso esforço, porque de fato é uma construção o que a gente vem fazendo desde que fundamos a Associação de Hip Hop… este momento significa que nós e toda a cultura hip hop de Toledo venceu e esperamos que isso possa quebrar barreiras e preconceitos sociais acerca dessa expressão cultural!”, explica Maria Ramos, presidente da AH2T. Mariana Gouveia, produtora e gestora cultural que assessora a instituição desde 2021 está orgulhosa do resultado: “Estamos num trabalho contínuo e crescente de fortalecimento institucional, ampliação de ações, produções culturais e projetos sociais que envolvem a difusão e fomento da cultura hip hop em Toledo, a ponte pra esse resultado hoje foram os diversos projetos que a AH2T realizou com ajuda de seus membros e de parceiros importantes, trabalho duro e muito aprendizado, somos muito gratos a todos e todas que fazem parte deste disso e ajudaram a construir esse momento.”

Link com a publicação oficial: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-minc-n-10-de-25-de-outubro-de-2023-585325166

Foto: Divulgação

SOBRE A AH2T

Fundada em 2017 a instituição atende diversas crianças, jovens e adolescentes com o ensino de Danças Urbanas, realizações de eventos e ações sociais. A AH2T foi declarada de utilidade pública e tem um papel social importante na comunidade de Toledo, trabalhando a cultura hip hop como vetor de transformação social.

Realizou em 2022 e 2023 projetos apoiados pela Itaipu Binacional, dos quais possibilitaram títulos nacionais e internacionais para as dançar urbanas de Toledo.

Além disso, em 2024 a Associação de Hip Hop e Fórum de Dança foi selecionada na etapa municipal da Lei Paulo Gustavo e executou no mês de maio o evento Let’s Dance, em comemoração ao dia mundial da dança, no Teatro Municipal de Toledo. Está ainda em andamento com as gravações do Média Metragem “Batalha Viva”, também selecionado no edital da LPG, voltado para produções audiovisuais.

COMEMORAÇÃO – III MOSTRA DE HIP HOP

A comemoração será em grande estilo na III Mostra de Hip Hop de Toledo, que acontece em 28 e 29 de Setembro no Teatro Municipal de Toledo, realizada através da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, pela James Produções e com apoio da AH2T.

A cultura Hip Hop que é composta por cinco elementos: Conhecimento, Breaking, DJ, MC e Graffiti, tem representantes e muita diversidade entre todos os elementos  aqui em Toledo. Nomes como Isaac Souza de Jesus, 5ª Essência Fetter Company, Tolebreakers, Pixain Of Gang, Batalha do Lago, Chico Garcia, entre outros, estarão presentes na programação constatando como a cultura hip hop é rica, plural e presente no município.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade!

Acompanhe nas redes sociais: @ah2t.hiphop

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria