Unioeste/Cascavel. Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inicia nesta sexta-feira (30) de agosto, uma série de atividades de extensão que envolve a comunidade local nos cinco campi da Instituição. O evento, que se estenderá até domingo (01) de setembro, será realizado nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Diversas atividades serão oferecidas à população, abrangendo áreas como saúde, educação, cultura e esporte.

O objetivo da ação é fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade, promovendo o conhecimento acadêmico de maneira prática e acessível. Entre as atividades programadas, estão oficinas, mostras de cursos, atendimentos de saúde, apresentações culturais, atividades físicas e campanhas de conscientização. A expectativa é de que a comunidade participe, aproveitando os serviços e conhecimentos oferecidos pelos estudantes e professores da Unioeste.

Para a Pró-Reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Regina Veloso, a atividade extensionista tem o objetivo também de levar a experiência da Extensão Curricular da Unioeste para a Comunidade. “Este ano com o incentivo e apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), à Unioeste, mais uma vez atuará junto com a sociedade. Com base nas premissas da Extensão Curricular, contribuindo para a formação do estudante, colocando-o na experiência do diálogo com a sociedade na qual se insere. Com uma postura reflexiva e atuante, o estudante tem a oportunidade de conhecer a realidade que o cerca, desenvolver propostas e soluções concretas para o meio onde está inserido”, diz.

Programação

Em Toledo, a atividade acontece no dia 30 de agosto no Centro de Revitalização da Terceira Idade (CERTI) no bairro Jardim Coopagro, a partir das 8h30 e o foco será nas atividades de agroecologia, jogos de filosofia, oficina de xadrez, atividades voltadas para a terceira idade, educação ambiental, oficinas com adolescentes e de saúde voltadas à comunidade.

Em Francisco Beltrão, as atividades também acontecem também no dia 30 de agosto, das 8h30 às 22h e serão desenvolvidas em diferentes locais do município, como a Praça do Concatedral, no Colégio Estadual Léo Flach e na Escola Oficina e contará com atividades sobre agroecologia, cartografia temática, apresentação de dança, noite cultural, oficina de preparação para entrevista para seleção de pessoal, sessão de cinema, combate ao racismo e roda de conversa sobre os malefícios do tabaco à saúde humana.

Marechal Cândido Rondon, por sua vez, a atividade será no dia 30 de agosto das 9 horas às 22h e no dia 31 de agosto das 9h às 16h nas escolas públicas estaduais e na Associação do bairro Primavera e terá uma programação voltada para oficinas, contação de história, noções básicas de segurança digital, atendimento jurídico gratuito e passeio ciclístico.

Em Cascavel, a atividade acontece no dia 31 de agosto no salão comunitário São Sebastião no bairro XIV de Novembro, das 10 às 16 horas e um dos destaques será a Feira de Saúde, onde profissionais e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia realizarão atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, abordagem sobre AVC, educação em saúde, também a atividade contará com feirinha estudantil, cinema infantil, conversa sobre o projeto Paraná Empreende Mais e o jovem no mundo do trabalho.

Já em Foz do Iguaçu, a atividade acontece no dia 01 de setembro, das 8 às 12 horas na Praça da Paz e contará com cantinho de estimulação pedagógica e sensorial para crianças, contação de história, exposição de projetos de extensão, literatura infantil, pensamento computacional, atendimento jurídico e cursinho Pré-Vestibular da Unioeste.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Unioeste