Por Marcos Antonio Santos
O Dia Nacional da Mulher Empresária no Brasil é celebrado em 17 de agosto. Essa data foi instituída para reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres no mundo dos negócios, destacando seu papel como líderes, empreendedoras e empresárias que impulsionam a economia do país. A celebração também visa inspirar outras mulheres a entrarem no empreendedorismo, promovendo a igualdade de gênero no ambiente empresarial e reconhecendo os desafios únicos que as mulheres enfrentam no setor.
Essa data é uma oportunidade para refletir sobre o progresso e as conquistas das mulheres empresárias, além de discutir estratégias para superar as barreiras ainda existentes e promover um ambiente de negócios mais inclusivo.
Para celebrar a data, a Câmara da Mulher Empresária de Toledo realizou, na última terça-feira, dia 20, uma solenidade no Senac.
Gracielle Carina Deicke Grando, cerimonialista e diretora de Comércio, Serviço e Turismo da Câmara da Mulher, afirma que a Lei 14.545, que criou o Dia Nacional da Mulher Empresária, foi instituída recentemente para ser comemorada nesse dia. “Ela condiz com a importância de contar a história de vida e a trajetória na empresa. Este ano, convidamos quatro mulheres empresárias de Toledo, que atuam na Câmara da Mulher Empresária, para compartilhar suas histórias e dar exemplos de que, mesmo na fraqueza e nas dificuldades, é possível crescer e fazer o negócio evoluir. Essas mulheres são guerreiras, que começaram a crescer um pouco antes da pandemia, enfrentaram muitos desafios e nos mostraram como superaram esses obstáculos”.

LEI – Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, capacitar e contribuir para o estabelecimento de relações mais igualitárias e respeitosas, em 2023 foi aprovada a Lei 14.545, que criou o Dia Nacional da Mulher Empresária, comemorado em 17 de agosto. O texto da lei considera mulher empresária aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.
APOIO – Conforme Gracielle, elas contam com o apoio do Banco Paraná e o financiamento da Fomento Paraná. “Temos essas linhas de crédito, das quais as mulheres podem usufruir, além do Sesc e do Senac, que oferecem descontos para quem participa da Câmara da Mulher Empresária. Esses descontos incluem, por exemplo, a Academia do Sesc. O evento de terça-feira foi um sucesso, com a presença de 78 mulheres. Também faremos outro evento no próximo ano, onde escolheremos a mulher empresária destaque. Esse evento geralmente reúne entre 300 e 350 pessoas. Promovemos vários eventos ao longo do ano, como o Outubro Rosa e o Dia Internacional da Mulher em março, para destacar as mulheres empresárias”, menciona Gracielle Deicke Grando.
CONVIDADAS – A presidente da Câmara da Mulher Empresária, Jocileia Falk, comenta o evento de terça-feira, dia 20, quando organizaram um talk show em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino. “Juntamente com a Fecomércio, Senac e Sesc, o talk show contou com a presença de 78 empresárias. Tivemos como entrevistadas quatro grandes empresárias de Toledo: Maristela Alén, do Restaurante Tio Zé; Jani Teodoro, da Jani Joias; Hadassa Kramer, blogueira; e Ana Paula Bosco, da Lilibeth. Elas relataram suas trajetórias de vida, experiências, dificuldades e como se destacaram no mercado, incentivando todas as empresárias presentes no evento”.