Da Redação

Nessa segunda-feira, 12, com 53 votos favoráveis, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Curi assume a função em 2025 e fica na Presidência da Mesa Diretora até 2027. Alexandre Curi vai suceder a Ademar Traiano que está na presidência desde 2015.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o deputado Alexandre Curi afirmou que a Assembleia vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos. “Nós vamos continuar avançando, sempre em busca do fortalecimento do Poder Legislativo. Vamos avançar na transparência, na sustentabilidade, na economia, levando a Assembleia Legislativa mais próxima da população através da Assembleia Itinerante”, destacou. “Também vamos avançar em um tempo extremamente importante, que é a inovação. Queremos trazer a inteligência artificial para dentro da Assembleia para otimizar, desburocratizar e facilitar no protocolo de projetos de lei. Nosso desafio é dar continuidade a este trabalho”, completou.

Curi frisou ainda que a nova gestão pretende continuar economizando recursos públicos. “Vamos continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do seu orçamento ao Poder Executivo. São R$ 450 milhões todos os anos em recursos sendo aplicados em programas que ajudam a melhorar a vida dos paranaenses”, destacou.

Gugu Bueno será o primeiro-secretário da Alep. É uma das funções mais importantes da Casa e é a primeira vez que um deputado de Cascavel assume essa função.

Também fazer parte da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027:

Deputada Flávia Francischini (União) primeira vice-presidente; deputado Delegado Jacovós (PL) como segundo vice-presidente e o deputado Moacyr Fadel (PSD), como terceiro vice-presidente.

Maria Victoria (PP) mantida como segunda-secretária, enquanto os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT) serão os responsáveis pelas terceira, quarta e quinta secretarias, respectivamente.