Uma denúncia expedida por servidoras de serviços gerais que atuam na limpeza e manutenção de piscinas e chafarizes foi comunicada ao Sindicato SerToledo na manhã da última sexta-feira (9).
As trabalhadoras relataram que, atualmente, três pessoas são responsáveis por cuidar de oito (8) piscinas e nove (9) chafarizes pertencentes ao município de Toledo. No fato, elas expuseram que o serviço deveria ser realizado por um número maior de profissionais, especialmente porque parte das tarefas prestadas exige esforço físico considerável. Sendo assim, solicitaram a intervenção do sindicato para, de alguma forma, contribuir com o chamamento de mais funcionários para a equipe.
Em certos chafarizes, por exemplo da prefeitura, as servidoras não possuem autorização para estacionar na calçada. Devido a isso, elas precisam estacionar onde encontram vaga, podendo ser em algum local distante, tornando difícil o transporte dos equipamentos até o local de trabalho.

Outra reclamação apresentada foi referente ao meio de transporte utilizado pelas servidoras que, segundo a denúncia, é um Fiat Uno. Foi dito que o veículo é apertado e não oferece um espaço capaz de proporcionar qualidade às trabalhadoras. Isso gera um impacto negativo no dia-a-dia de trabalho, pois, em média, elas percorrem cerca de 60 quilômetros por dia para suprir com todos os serviços existentes nos 17 locais de trabalho.
Também foi contado que essas mulheres sofrem problemas relacionados a grosserias e comentários inadequados por parte de terceiros.
Aperfeiçoamento
Por fim, uma insatisfação foi declarada. Elas gostariam de uma capacitação de maior efetividade tendo em vista a diversa quantidade de funções que as mesmas aplicam durante a rotina de trabalho.
Nessa insatisfação, elas comentaram que o município ofereceu um curso de 20 horas, porém, todas já aprenderam o que foi ministrado. Agora, o desejo é de novos aperfeiçoamentos relacionados a manutenções, cuidados, manejo, entre outros.
Fonte: SerToledo