Fazenda Esperança recebe 500 quilos de donativos. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

A Fazenda Esperança de Toledo recebeu, nesta semana, a doação de cerca de 500 quilos de alimentos, que serão utilizados no preparo de pães, bolachas, entre outros produtos, comercializados pelos voluntários, e no restaurante que atende a Fazenda. A voluntária e responsável por esses dois setores, Marilde Catani, disse que essas doações são sempre muito importantes. “Porque, além de manter a produção dos biscoitos e dos pães que os meninos voluntários saem para vender, o que mais é usado na panificadora é a farinha, o açúcar e o fermento. Mas, em toda a outra parte, tem a alimentação dos nossos acolhidos: o feijão, o arroz, o óleo, o sal, o fubá. Enfim, todas as doações são utilizadas na cozinha para fazer as refeições dos meninos, de todos esses acolhidos. É muito importante e cada quilo de doação é sempre muito bem-vindo e faz a diferença”.

O presidente da Fazenda de Toledo, José Fernandes Marques Vieira, comenta que a Fazenda Esperança atende atualmente aproximadamente 70 pessoas, de diferentes regiões, em recuperação do uso de drogas e álcool. Eles permanecem internos por um período de um ano, visando à sua recuperação e retorno à sociedade, sem vícios. Ele menciona que a estrutura oferece espaços de lazer, convivência e trabalho, sendo a manutenção feita apenas por doações e produção própria. Os recursos são aplicados no sustento dos acolhidos e na manutenção de todas as atividades. O espaço conta com unidades de produção, áreas de lazer, casas para os acolhidos, refeitório, capela, entre outros locais.

Segundo Fernandes, eles aguardam as doações de outras pessoas e empresas. “Quem sente no coração o desejo de doar alguma coisa pode ligar para a gente entrar em contato, que nós iremos buscar, ou pode entregar nas paróquias, ou ainda vir aqui mesmo à Fazenda para entregar tranquilamente. A Fazenda carece de ajuda, nós acolhemos muitos irmãos em situação de rua que não têm como custear, e mesmo assim não deixamos de acolher. Então, você, empresário, ajude! Um pouco que você doa, pode ter certeza, faz uma grande diferença aqui para os meninos. Os mantimentos, às vezes, não suprem a demanda. Então, nós recorremos, de fato, às doações”.

Para ingressar na Fazenda, é necessário manifestar o desejo voluntário de mudar de vida, com uma carta escrita de próprio punho, e se enquadrar na pedagogia de funcionamento da Fazenda Esperança, que baseia a recuperação no tripé: trabalho, convivência e espiritualidade.

VOLUNTÁRIOS – Fernandes disse que qualquer pessoa pode ser voluntária, basta ter o desejo de ajudar. “Depois, vocês podem vir aqui, conhecer a nossa estrutura, e nós podemos identificar onde você pode ser um voluntário, participar de tudo. E para aqueles que querem ingressar em nossas comunidades, aqueles que querem conhecer as nossas comunidades, podem vir, é só ligar, entrar em contato e marcar o dia. Vocês venham aqui e conheçam a nossa estrutura, como funciona a nossa pedagogia”, afirma.

Fundadores da Fazenda da Esperança têm Audiência marcada com o Papa Francisco

Foto: assessoria

No dia 21 de agosto, os quatro fundadores da Fazenda da Esperança; Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo; participam de uma Audiência privada com o Santo Padre, o Papa Francisco, no Vaticano.

Durante o encontro, serão debatidos assuntos de extrema importância, como a Associação Internacional de Fiéis Família da Esperança e o trabalho realizado pela Obra Social como um todo. Este momento representa um reconhecimento e uma oportunidade de compartilhar com o Pontífice as iniciativas que são realizadas e os frutos colhidos.

O encontro acontece na quarta-feira, 21 de agosto, às 7h30 (horário de Brasília).

A Fazenda da Esperança foi oficializada em 1983 na cidade de Guaratinguetá (SP). Além de atuar em diversas frentes de ação; como na educação infantil, cuidado aos idosos e aos que vivem com HIV, entre outros; sua maior atividade hoje é a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, com foco na construção de novos projetos de vida do acolhido/a, possibilitando seu retorno às atividades sociais, com autonomia, rompendo com o ciclo de autodestruição e fortalecendo os vínculos familiares.

Atualmente, a Fazenda da Esperança está presente em 28 países na América, Europa, África e Ásia. No Brasil são mais de 105 comunidades, presentes em todos os estados; sendo mais de 23 unidades exclusivas para acolhimento de mulheres, que podem estar acompanhadas de seus filhos.

A Família da Esperança é uma Associação Internacional de Fiéis reconhecida pela arquidiocese de Aparecida (SP) em 1999 e aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos da Igreja Católica em 2015. Atualmente, a Família da Esperança possui 2107 membros, que podem ser religiosos, consagrados ou leigos casados. Os membros da Família da Esperança são responsáveis por propagar o Carisma da Esperança em todo o mundo.