Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa Oeste em Desenvolvimento cumpre agenda na Capital do Estado

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Uma comitiva da Região Oeste cumpriu agenda em Curitiba na sexta-feira (2). O grupo de líderes da região e a diretoria do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) realizaram diversas atividades. Entre os compromissos estavam visitas institucionais à Fundação Araucária, à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e à Copel.

Além das visitas, importantes projetos e parcerias estiveram na pauta. Integraram a comitiva o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, o diretor-geral do Campus Medianeira (UTFPR), Cláudio Bazzi, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Weber, o gerente da Regional Oeste do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE/PR), Augusto Stein, e o coordenador do Iguassu Valley, Jadson Siqueira.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, destacou o momento para o Oeste do Estado e que as pautas tratadas na capital convergem para tornar o Oeste referência mundial em conhecimento e tecnologia agregada à proteína. “É natural que o esforço do POD nesse momento se volte a essa estratégia que deve transformar e projetar nosso território e alavancar nosso potencial ainda mais. Somos uma região que inspira o restante do país, e essas parcerias e convênios fortalecem nosso trabalho”, destaca.

SINERGIA – O gerente da Regional Oeste do SEBRAE/PR, Augusto Stein, destacou a importância das parcerias e das instituições na governança territorial e no fortalecimento das ações. Augusto citou três importantes projetos como exemplos: NAPI Oeste, Hub Agritech, e Simbiosi Laboratório Cientech. “São projetos da Região Oeste que são complementares entre si, todos criando um movimento de convergência com a nova diretriz do Programa Oeste em Desenvolvimento”, destacou.

Foto: assessoria

FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA – Sobre o convênio NAPI Oeste firmado na região em parceria com o POD, o reitor da Unioeste, professor Alexandre Weber, ressaltou que a “região tem muitos ativos em diversas áreas que vão contribuir para o desenvolvimento da região em sinergia com as universidades. O POD é resultado da organização de sessenta instituições, empresas e o terceiro setor, além de lideranças da região buscando discutir e pensar estrategicamente a região. É uma região forte na produção de alimentos, mas ainda precisamos organizar esses ativos com convergência, com um objetivo comum para o desenvolvimento e transformação do Oeste do Paraná. Temos universidades e pesquisadores identificando os principais problemas nas linhas prioritárias do POD e apresentando inovação e difusão de tecnologia nestas linhas”, comentou. O convênio NAPI Oeste entra agora em sua segunda fase, e novos investimentos serão pactuados. A comitiva foi recebida pelo presidente Ramiro Wahrhaftig, Luiz Márcio Spinosa – Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, e pelo gerente de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos.

SETI – Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o grupo foi recebido por Aldo de Bona e Marcos Pelegrina. Entre as tratativas, discutiram a possibilidade de colaboração em projetos regionais, alinhados à perspectiva da estratégia de inovação e tecnologia.

COPEL – O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento visitou também a Copel e foi recebido pelo diretor-executivo da Copel, Hemerson Luiz Pedroso, e pelo assessor da Diretoria da Copel, Rodrigo Priss. O Programa Paraná Trifásico entrou em pauta. Em 2024, cerca de 25 mil quilômetros já possuirão a rede trifásica, destes, 3.650 quilômetros serão no Oeste do Estado. “São quase 15% da rede em nosso território. Uma grande evolução para a estabilidade e a qualidade da energia, fator essencial para o desenvolvimento do setor produtivo e de toda a sociedade”, explicou.

Fonte: assessoria POD

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real