Toneladas de donativos partirão de Toledo para ajudar a aliviar o sofrimento da população gaúcha. Foto: Fernando Braga

Por Fernando Braga

Os toledanos continuam fazendo bonito para prestar assistência a população impactada pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, afetando 94% das cidades gaúchas. Desta vez, através da iniciativa de uma empresária do ramo gastronômico, dezenas de pessoas e empresas se uniram para seguir com a ajuda aos moradores do RS e arrecadaram toneladas de donativos.

Assim como os alimentos, a água também é imprescindível para muitos moradores do RS que estão desabastecidos. Foto: Fernando Braga

Maristela Brito Castro Alén mobilizou a cidade com uma campanha iniciada no começo deste mês de julho. Deixando seu estabelecimento comercial, o Tio Zé Restaurante e Marmitex, como ponto de coleta de donativos, a empresária pretendia arrecadar materiais o suficiente para encher um caminhão com capacidade de carga de quase cinco toneladas.

Vários pares de calçados foram arrecadados nesta ação solidária. Foto: Fernando Braga

O caminhão, cedido pela empresa SI Transportes, de Cascavel, deve partir nesta sexta-feira (26) rumo ao Rio Grande do Sul. Na carga, estarão milhares de itens entregues pela população toledana no Tio Zé Restaurante e Marmitex e também na Assermuto (Associação dos Servidores Municipais de Toledo), que se tornou parceira da iniciativa. Todo o material arrecadado foi levado para uma sala comercial localizada na Vila Industrial, onde antigamente funcionava a loja de materiais de construção Tijolão, que foi cedida para a campanha pelo empresário Mauzir.

Milhares de itens ocupam o espaço de uma sala comercial cedida para a campanha. Foto: Fernando Braga

Serão levados para o Rio Grande do Sul donativos dos mais variados gêneros, como produtos de limpeza, roupas, fraldas, brinquedos, calçados e artigos de higiene pessoal, entre outros. Também foi doada uma variedade de alimentos não perecíveis, como feijão, açúcar, óleo de soja, biscoitos, sal, fubá, gelatina, água mineral, arroz, macarrão e achocolatados.

Muitos alimentos não perecíveis foram doados pela população de Toledo. Foto: Fernando Braga

Até mesmo um colchão e dois sofás foram doados nesta campanha. Outros materiais muito necessários para as famílias nesse momento em que tentam reestabelecer alguma normalidade em suas vidas são os utensílios de cozinha. Pensando nisso, os colaboradores da campanha prepararam kits de cozinha que serão distribuídos às famílias. Separados em caixas, cada kit é composto por pratos, panela, talheres e canecas. Alguns contam também com garrafas térmicas e cuias para o tradicional chimarrão, tão apreciado pelo povo gaúcho.

Utensílios de cozinham são muito necessários para os desabrigados que buscam reconstruir a vida no RS. Foto: Fernando Braga

As roupas também foram separadas em kits para facilitar a distribuição. São peças que foram embaladas de acordo com o tamanho e o gênero.

Roupas estão separadas entre peças adultas e infantis, masculino e feminino. Foto: Fernando Braga

A separação e o trabalho de embalagem dos donativos seguem nesta quinta-feira (25/07) para que tudo esteja pronto amanhã, quando o caminhão e o motorista, que é voluntário nesta ação, chegam a Toledo.

Diante de toda ajuda recebida e das parcerias formadas para fazer o bem aos nossos irmãos gaúchos, Maristela Alén agradece a todos que puderam contribuir e àqueles que se somaram a essa ação solidária.

Sofá, cobertores e outros itens foram arrecadados durante a campanha. Foto: Fernando Braga