Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR

Por Fernando Braga

Nas últimas semanas, a tensão vem aumentando significativamente na região de Guaíra e Terra Roxa, no Oeste do Paraná, devido à invasões de terras por indígenas. As ocupações de propriedades rurais têm gerado preocupações entre produtores e autoridades locais.

Em virtude dessa crescente preocupação, produtores rurais da região estão se mobilizando para cobrar providências das autoridades estaduais e federais. Uma dessas mobilizações, que contou com o apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e da FPA, aconteceu nesta terça-feira (23), na cidade de Guaíra, e contou com a participação de prefeitos da região, produtores rurais, representantes de cooperativas, presidentes de sindicatos rurais e parlamentares, incluindo o deputado federal Pedro Lupion que preside, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou da reunião por videoconferência.

O encontro reuniu mais de 150 pessoas para discutir as consequências das invasões na região e medidas que podem ser tomadas.

Atualmente, cinco áreas estão ocupadas por indígenas na região da fronteira com o Paraguai, conhecida como Costa Oeste, sendo três no município de Terra Roxa e duas em Guaíra. Apesar de a Justiça já ter concedido reintegração de posse em alguns casos, nada foi feito por parte dos governos estadual e federal.

Desde o início das invasões, produtores e lideranças rurais têm pedido a intervenção imediata dos órgãos oficiais para conter a situação e garantir a segurança jurídica dos produtores rurais. Os participantes do encontro em Guaíra teceram duras críticas à passividade dos setores governamentais e cobraram uma resposta para efetivar as reintegrações de posse.

Clique AQUI e assista ao vídeo com um trecho da explanação feita pelo deputado federal Pedro Lupion aos presentes.

Pedro Lupion, deputado federal e presidente da FPA. Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR

O presidente do Sindicato Rural de Palotina (SRP), Edmilson Zabot, também manifestou sua indignação diante das invasões, descrevendo uma situação que preocupa, entre outras, a produção de proteína animal do Paraná, em especial a produção de carne de aves, suínos e peixes.

Clique AQUI e acompanhe a fala de Edmilson Zabot, cobrando uma atitude dos gestores da AMOP, das prefeituras e do Governo do Paraná.

Edmilson Zabot, presidente do Sindicato Rural de Palotina. Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR