Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

Foi divulgada nessa sexta-feira (19) mais uma chamada complementar às convocações do processo de seleção para o Ganhando o Mundo. Estas são as últimas vagas disponíveis para preenchimento e, em eventuais desistências por parte dos alunos cujos nomes constam da lista, a mesma ainda é passível de novo chamamento. Os estudantes relacionados no Edital, que tenham interesse em participar do programa de intercâmbio, devem comparecer, com seu responsável legal, no colégio onde estão matriculados, nos dias 23 e 24 de julho de 2024, no horário de funcionamento da instituição escolar, para entregar a documentação solicitada.

De iniciativa do Governo do Estado, o Ganhando o Mundo oferece aos alunos da rede de ensino a oportunidade de participarem de um intercâmbio internacional, com todas as despesas pagas. Esta é a maior edição do programa, que levará 1.200 alunos da rede estadual para estudarem durante um semestre letivo fora do Brasil, em destinos definidos entre cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido), os participantes estudarão durante seis meses, curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os embarques estão previstos para começarem no decorrer de 2025.

O PROGRAMA – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seed) como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.

O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia – na qual participaram 96 docentes. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.

Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro. O programa levará, ainda em 2024, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

Fonte: AEN