São Cristóvão é conhecido como o santo padroeiro dos viajantes, e sua devoção é especialmente forte entre motoristas e transportadores. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

A Festa de São Cristóvão em Toledo é um evento tradicional que celebra o padroeiro dos motoristas e viajantes. A festa inclui procissões, missas, bênção de veículos, além de diversas atividades culturais e recreativas. A festa será realizada neste domingo, dia 21.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Procissão de Bênção de Veículos: Um dos pontos altos do evento é a procissão de veículos, onde motoristas decoram seus carros, caminhões e motos para a bênção, das 7h30 às 12h30.

Missa Solene: Será realizada a missa solene em homenagem a São Cristóvão às 10h. A celebração será conduzida por Dom João Seneme.

Costelão ao fogo de chão deverá começar a ser assado de madrugada. Foto: Gazeta de Toledo

FESTIVIDADES

– 12h: Grandioso almoço – costelão ao fogo de chão.

– 14h: Coroação de Rei e Rainha da Festa.

– 15h: Bingo dos dizimistas e sorteio da ação entre amigos.

TODOS OS KITS VENDIDOS – A coordenadora da festa, Lorilda Bolson, disse que todos os kits de costelão para 25 pessoas já estão vendidos e também não há mais vagas para o buffet. Ela ressalta que os trabalhos estão a todo vapor, pois é a última semana e tudo precisa estar em ordem “para que neste domingo esteja tudo conforme o planejado, para receber todos os nossos visitantes e todas as pessoas que vêm para esse dia de festa”.

CELEBRAÇÃO RELIGIOSA – O pároco da igreja, padre Marcos Denck da Silva, disse que a imagem de São Cristóvão, que visitou todas as capelas da paróquia, também visitou todos os setores que fazem parte da matriz da paróquia, da Vila Industrial. “Tivemos a visita também nos postos de combustíveis, aqueles que sempre têm a tradição de nos acolher. Agora, estamos tendo a novena, que começou na última sexta-feira e termina neste sábado, dia 20. Todas as noites temos uma bênção especial. E, no domingo, teremos pela manhã a bênção dos veículos. E às 10h, a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme”.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA – A festa envolve a participação de várias entidades locais, incluindo paróquias, associações de motoristas, escolas e empresas. É um evento que reúne a comunidade, promovendo solidariedade e fé. Lorilda menciona que os preparativos para a Festa de São Cristóvão começam meses antes, com a organização de voluntários, logística para a procissão e a montagem das barracas de alimentação e entretenimento. Ela lembra que o lançamento da festa foi realizado no dia 11 de fevereiro, quando foi reinaugurado o salão de festas que foi totalmente reformado.

Preparativos finais da festa. Foto: Gazeta de Toledo

De acordo com a coordenadora da festa, o cardápio é o tradicional costelão ao fogo de chão, que é muito popular na comunidade há muitos anos. Ela enfatiza que é uma tradição. “O costelão é assado no próprio espaço que nós temos destinado e também acompanha saladas, cuca, maionese, mandioca e arroz. Tudo estará à disposição de quem estiver presente na festa. O kit costelão atende normalmente a 25 pessoas”.

TEMA – O tema da festa deste ano é: “Com São Cristóvão, peregrinos da esperança pela força da oração”. Lema: “Ensina-nos a rezar” (Lc 11,1). “Nós escolhemos esse tema porque a nossa igreja está se preparando para o grande jubileu de 2025, então o Papa Francisco, neste ano preparatório, colocou a oração como uma forma de todos os cristãos católicos se prepararem para este grande jubileu. Na nossa paróquia, em sintonia com toda a igreja, escolhemos também esse tema. Somos todos peregrinos e colocamos ‘Com São Cristóvão, peregrinos da esperança pela força da oração’, e essa passagem de Lucas capítulo 11, versículo 1: ‘Ensina-nos a rezar’. Todos os dias da novena foi perpassado esse tema da oração com a intercessão de São Cristóvão, que é o nosso padroeiro”, relata o padre Marcos da Silva.

Este evento é uma excelente oportunidade para reunir a comunidade de Toledo, celebrar a fé e pedir proteção para todos os que viajam pelas estradas.

HISTÓRIA E SIGNIFICADO

São Cristóvão é conhecido como o santo padroeiro dos viajantes, e sua devoção é especialmente forte entre motoristas e transportadores. A festa é uma maneira de pedir proteção divina para aqueles que estão na estrada, além de fortalecer os laços comunitários através das celebrações e tradições.