Abordagem realizada na noite desta terça-feira (16). Foto: Guarda Municipal de Toledo

Por Fernando Braga

Entre a noite desta terça-feira (16) e a manhã de hoje (17), equipes da Guarda Municipal de Toledo realizaram ações de fiscalização, incluindo abordagens a pessoas suspeitas, que comumente se encontram nos arredores do Ginásio de Esportes Alcides Pan e Praça Getúlio Vargas.

Essa região, que fica na Vila Industrial, há tempos é frequentada por pessoas em situação de rua (PSR), e, eventualmente, por criminosos que praticam furtos e tráfico de entorpecentes, entre outros delitos.

Na noite de terça, por volta das 21 h, guardas municipais realizaram uma abordagem, acompanhada de revista pessoal, aos indivíduos que lá se encontravam. Hoje, as equipes realizaram o mesmo procedimento, por volta das 07h30. O intuito, segundo o guarda municipal e assessor especial de Projetos e Programas Edson de Sousa Gomes, é evitar que as pessoas em situação de rua e outras que circulam em seu entorno se aglomerem em vias públicas.

“Nós recebemos denúncia que havia uma aglomeração lá, e temos compromisso de realizar abordagens onde houver aglomerações. Por quê? Porque quando ocorrem as aglomerações, começam a circular no entorno de PSR aquelas pessoas que estão cometendo crimes. E nós vamos lá para cumprir a lei e manter a ordem”.

O assessor e GM De Sousa ainda acrescenta outras informações. “É necessário abordar esse pessoal em virtude daqueles malandros que rodeiam as PSR, consumindo drogas, bebendo álcool. São pessoas que, por exemplo, saem do serviço e passam por ali, chegando por volta das 18 horas, e que depois ficam lá até às 22h ou 23h, consumindo droga e bebendo álcool com eles [pessoas em situação de rua], e causando tumulto, evitando que as pessoas de bem frequentem aquele espaço público”.

Por esses motivos, as abordagens se intensificaram nos últimos dias, chegando inclusive a resultar na prisão de um indivíduo, nesta segunda-feira (15), que se escondia em cima da bilheteria situada na área externa do Ginásio Alcides Pan.

Abordagem realizada na manhã desta quarta-feira (17). Foto: Fernando Braga