Sol e ar seco no Brasil. Foto: Getty Images

intensificação do vento marítimo na costa leste do Brasil espalha muita umidade sobre o leste do Nordeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. Este aumento de umidade estimula a formação de muitas nuvens e chuva.

O ar polar está se afastando do Brasil e a temperatura está em elevação.

O ar seco ganha força no interior do país. Os níveis de umidade no ar podem alcançar valores de alerta. 

Confira a previsão para todo o Brasil para esta terça-feira, 16 de julho de 2024.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Região Sul

sol reaparece em quase toda a Região Sul nesta terça-feira,  mas junto de muita nebulosidade. 

A região da grande Curitiba tem um dia nublado com chuva fraca. No litoral do Paraná, no Vale do Itajaí, no litoral norte catarinense e na região da Grande Florianópolis, a terça-feira também é com chuva, mas pode chover com moderada a forte intensidade e há risco de raios

No centro-sul do Paraná, nas demais áreas de Santa Catarina, na grande Porto Alegre, na serra e no planalto do Rio Grande do Sul,  pode chover durante a noite desta terça-feira. Porém,  a chuva que ocorrer será de fraca no máximo moderada intensidade.  Não há risco de transtornos para a população.

O ar polar está se afastando da Região Sul do Brasil, mas esta terça-feira ainda é com sensação de frio o dia todo.

Região Sudeste

ar seco começa a ganhar força novamente sobre a Região Sudeste do Brasil e na maioria das áreas do interior de São Paulo e em de Minas Gerais, o sol forte e o tempo seco predominam nesta terça-feira.

No norte do estado de São Paulo, em todo o centro-oeste e noroeste de Minas Gerais, os níveis de umidade do ar ficam entre 21 e 30% nas horas mais quentes do dia.

Após a passagem de uma frente fria,  o vento marítimo se intensificou na costa da Região Sudeste e espalha muita umidade sobre o leste de São Paulo, sobre o Rio De Janeiro e também no Espírito Santo. Nestas áreas, esta terça-feira é com muita nebulosidade e temperatura amena.

Chuva fraca e períodos com sol ocorrem ao longo do dia no litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e também no Espírito Santo

Na grande São Paulo, na região de Sorocaba e no Vale do Paraíba (SP) e no interior do Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não há expectativa de chuva.

Região Centro-Oeste

ar polar se afasta de Mato Grosso do Sul e uma massa de ar seco e quente se intensifica sobre a região Centro-Oeste. A temperatura entra em elevação em toda a região, mas o dia amanhece frio.

sol forte e o tempo seco predominam nesta terça-feira no Centro-Oeste e grande da Região fica praticamente sem nuvens. Os níveis de umidade do ar estão em queda e não há condições para chuva. 

No norte de Goiás e no nordeste de Mato Grosso, os níveis de umidade do ar podem ficar um pouco abaixo dos 20%. No centro-norte e leste de Mato Grosso, no Distrito Federal e nas demais áreas de Goiás, a umidade relativa do ar fica entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.

Região Nordeste

ar seco e quente já predomina sobre o Nordeste há várias semanas e mantém a maioria das áreas da Região com poucas nuvens e sem condições para chuva.

Ventos marítimos se intensificaram no leste do Nordeste espalhando mais umidade pelo litoral, zona da mata e agreste, do Rio Grande do Norte a Sergipe, e também no litoral da Bahia e na Chapada Diamantina. Nestas áreas, o sol aparece entre muitas nuvens e pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora no decorrer do dia.

O litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas ficam em atenção para o risco de raios e de chuva moderada a forte. O leste de Pernambuco pode ter chuva moderada.

Região Norte

ar seco predomina sobre o Norte do Brasil e quase toda a Região tem um dia com bastante sol,  temperaturas elevadas e sem condições para chuva. O ar frio se afastou de Rondônia e do Acre e a temperatura  está em elevação nesses dois estados.

Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro-norte do Amazonas,  em Roraima,  no Amapá e no norte do Pará.

Essa terça-feira é com alerta para temporais no estado de Roraima. No Amapá e no extremo norte do Amazonas, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes.

Fonte: Climatempo