Foto: Divulgação

O Programa de Educação Tutorial (PET) em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, tem como temática o meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais e possui a finalidade de contribuir para a qualidade e aprimoramento da formação profissional em Serviço Social, e educação ambiental à população.

O programa ainda tem como base a união entre ensino, pesquisa e extensão universitária, proporcionando a aproximação da questão ambiental como espaço de intervenção profissional do assistente social e a proposição de ações socioeducativas, programas e projetos sociais, mobilização, organização política e outras formas de participação e controle social junto à comunidade acadêmica e comunidade externa.

A iniciativa do curso de Serviço Social da Unioeste, tem como objetivo o desenvolvimento de novas experiências pedagógicas interventivas. Para a coordenadora, Profa. Cristiane Carla Konno, o programa também tem um caráter interdisciplinar, sobretudo, no âmbito das diretrizes pedagógicas curriculares da educação em direitos humanos e da educação ambiental. “Para as e os discentes do curso de Serviço Social, o PET contribui como formação complementar no conteúdo que trata do meio ambiente da questão ambiental e consolida outros conteúdos que exige uma análise crítica da realidade social em que estamos inseridos para ações interventivas na mesma. Por isso prepara o discente por meio de temáticas debatidas no Grupo de Estudos e desenvolvidas nas ações de extensão por meio de oficinas de educação ambiental junto à comunidade acadêmica, bem como a jovens, crianças e idosos de projetos sociais da política de assistência social do município de Toledo”, afirma a docente.  

Amanda Karoline Berndt, estudante do curso de Serviço Social, atua como voluntária no programa e comenta as atividades que ela desenvolve. “O PET me ajuda a desenvolver as minhas habilidades comunicativas na participação de eventos e encontros com os outros PET’s, com a realização de apresentações expositivas e rodas de conversa, além de ampliar a minha visão em relação a atuação do Assistente Social no campo ambiental. No programa nós realizamos diversas atividades, voltadas para o público acadêmico e fora da Universidade, como a Pegada Ecológica e a Pegada Hídrica, nosso objetivo é aplicá-la com os públicos da criança e adolescente, jovem e idoso, e, também, já realizamos diversas viagens educativas. Posso dizer que o programa me aproximou ainda mais da Universidade e me proporciona experiências únicas, sou muito grata por poder participar desse programa”, diz.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Foto: Divulgação

Foto: Assessoria de Comunicação da Unioeste