Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto Comunitário do Acadêmico Gabriel Bilato, de Toledo, terá início nesta quarta

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Terá início nesta quarta-feira, 10, o projeto comunitário realizado pelos alunos da PUCPR – campus Toledo. O acadêmico Gabriel Bilato, de 19 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e está cursando o 2º ano de Direito na PUCPR (com bolsa integral), fará parte desse projeto. Ao mesmo tempo, ele voltará no tempo, pois seu trabalho será auxiliar a terapeuta Michelys Queiroz, que utiliza a técnica de tratamento com equoterapia.

Gabriel fez tratamento com equoterapia quando tinha três anos de idade. “Não me recordo, era muito pequeno quando comecei a fazer. Não sei exatamente o que esperar, sinceramente, porém acredito que será uma experiência única”, afirma Gabriel.

A equoterapia, ou terapia assistida por cavalos, é uma abordagem terapêutica que utiliza o movimento do cavalo para promover ganhos terapêuticos em indivíduos com diversas condições, incluindo autismo. Aqui estão alguns dos benefícios e características dessa terapia para autistas:

Benefícios da Equoterapia para Autistas:

– Desenvolvimento Motor:

– Melhora do equilíbrio e da coordenação motora.

– Fortalecimento muscular e melhor postura.

– Habilidades Sociais:

– Interação com o cavalo e os terapeutas promove habilidades sociais.

– Aumenta a confiança e a autoestima.

Gabriel e Michelys nas primeiras sessões do tratamento de equoterapia. Foto: arquivo pessoal

19 ANOS – O projeto é realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, há 19 anos, por Michelys Queiroz. Ela está muito animada em receber Gabriel e outros alunos da PUCPR. “A professora da PUC já trouxe as fichas dos alunos. Estou muito ansiosa e com muito entusiasmo para receber o Gabriel. Os alunos ficam responsáveis por atuar como guias dos dois cavalos durante a sessão, além de auxiliar na organização do espaço”.

MÃE – Tania Bilato, mãe de Gabriel, disse que é uma emoção muito grande ver o resultado de todo o trabalho investido na primeira infância do Gabriel, onde a equoterapia fez parte da vida dele. “Para mim, enquanto mãe, foi uma emoção muito grande, porque quando os médicos não me davam muita esperança de que um dia o Gabriel se tornasse uma pessoa capaz, uma pessoa que voltasse a falar, porque na época em que ele fazia a equoterapia, ele não conseguia nem falar. Isso é uma bênção de Deus para as nossas vidas e um exemplo que quero mostrar para as demais mães que estão levando seus filhos pequenos. Eles têm a possibilidade, sim, de ter uma vida considerada normal”, relata.

Para Tania, Michelys Queiroz é uma profissional maravilhosa, que se propôs a fazer a equoterapia gratuitamente quando ela estava desesperada por não ter ainda as terapias para o filho. “Naquela época, apenas havia o tratamento particular. Michelys se ofereceu para fazer a equoterapia gratuitamente, antes de ser encaminhada pelo SUS. Gabriel foi um dos primeiros a conseguir essa parte pelo SUS. Michelys fez parte da evolução do Gabriel com a equoterapia. Eu agradeço muito a ela pelo trabalho voluntário que fez e continuou. Até que, por bem, achei que Gabriel poderia parar e dar vaga para outra criança, porque ele já estava com sete anos. Pedi para Michelys passar a vaga do Gabriel para outra criança que precisava mais, pois a evolução dele foi maravilhosa”, conta Tania Bilato.

Como Funciona a Equoterapia:

– Avaliação Inicial:

– A equipe multidisciplinar avalia as necessidades e objetivos específicos do paciente.

Sessões Personalizadas:

– As sessões são adaptadas às capacidades e necessidades de cada indivíduo.

– Envolvem atividades no solo e montadas, interações diretas com o cavalo e exercícios específicos.

– Ambiente Terapêutico:

– O ambiente ao ar livre e o contato com a natureza contribuem para a sensação de relaxamento e bem-estar.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real