Foto: assessoria

Na quinta-feira, 20, as crianças da ala pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) viveram uma tarde mágica e inesquecível. O motivo de tanta alegria? A visita do Palhaço Geleia.

Com figurino colorido, nariz vermelho e uma habilidade incomparável de arrancar gargalhadas, Geleia transformou o ambiente hospitalar em um verdadeiro picadeiro. As crianças, que enfrentam diariamente desafios e tratamentos médicos, puderam esquecer, ao menos por algumas horas, suas dificuldades e se entregar à diversão e a alegria.

Logo na entrada da ala pediátrica, Geleia foi recebido com olhares curiosos e sorrisos tímidos. Mas, bastou uma graça para que os rostos sérios se transformassem em alegria. As travessuras do palhaço incluíram brincadeiras com bambolê, piadas, competição de estouro de balões, além de muitas gargalhadas.

As mães e a equipe do hospital também se emocionaram ao ver a transformação no humor das crianças. “A gente sempre tenta fazer essas atividades diferentes para as crianças como o dia do cinema, dia da pintura para estimular as habilidades dos pequenos. O objetivo é ‘fugir’ um pouco do ambiente hospitalar de dor, sofrimento e estresse”, comenta a assistente social Daniela Prochnow, que acompanha as crianças diariamente.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Para a responsável pela ala pediátrica do HUOP, Ligia Satiko, as atividades lúdicas oferecidas às crianças têm como objetivo o auxílio terapêutico ao paciente, amenizando o processo de medo, ansiedade, angústia dos pequenos e familiares. “Essas atividades acabam sendo também uma ponte para que os servidores assistenciais consigam chegar mais próximo destas crianças de forma menos traumática”, comenta.

O sucesso da tarde de diversão foi tanto que a ala pediátrica do HUOP já planeja novas visitas, de outros artistas, para continuar espalhando alegria. Afinal, como diz o velho ditado, rir é o melhor remédio – e, pelo visto, as crianças da instituição estão muito bem tratadas nesse quesito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Unioeste